DENÚNCIA: Desenho pornográfico "Festa da Salsicha" é transmitido à tarde para crianças em canal de TV

Desenho com cenas de sexo explícito e violência extrema, a "Festa da Salsicha" passou a ser transmitida à tarde, no horário mais comum onde crianças de todas as idades assistem desenhos.


A mídia responsável pela transmissão é o canal HBO. Se trata de um canal de televisão por assinatura norte-americano, de propriedade da Time Warner, especializado em filmes e séries, sendo um dos mais famosos e contratados por usuários da TV "fechada".

O desenho foi lançado no cinema brasileiro como uma "animação para adultos" em 15 de setembro de 2016. Na ocasião, o portal especializado em crítica de cinema, "Adorocinema", fez a seguinte observação acerca do filme, considerando-o "pesadíssimo":


"Crianças são comidas, peles retiradas, membros decepados, famílias separadas, sonhos destruídos. Que filme de terror é esse? Festa da Salsicha. Um desenho? Sim, uma animação em que todo mundo morre."

Um mês após o lançamento do filme, o portal de notícias G1 também fez uma matéria, embora dúbia, mas onde reconhece o teor pornográfico e depreciativo do filme:

"O filme começa com trocadilhos infames, do tipo 'meter minha salsicha no seu pão', e evolui para algo esperto e elaborado, indicado a qualquer pessoa (maior de idade, que fique claro) com estômago forte para humor boca-suja.", descreveu a matéria.

Como se não bastasse, o desenho "Festa da Salsicha" passou a ser transmitido livremente no período da tarde no canal HBO Max, podendo ser visto por crianças de todas as idades. Antes de publicar a matéria, fizemos a confirmação da transmissão diretamente no canal. Abaixo, segue o print da programação com os respectivos horários e datas:



Observe que o canal informa a classificação indicativa, colocando como "censura" de 16 anos. Todavia, o fato é que isso passa completamente despercebido aos olhos de muitos pais, porque não esperam que tal conteúdo seja transmitido no período da tarde, especialmente na forma de desenho.

Ou seja, o simples fato de ser um desenho animado transmitido no período da tarde, faz parecer que se trata de algo completamente inofensivo, quando na realidade não é. Muitos pais e mães são pegos de surpresa por acreditarem que um desenho sobre uma "salsicha herói" transmitido nesse horário não possui qualquer conteúdo impróprio.

Vale ressaltar que até mesmo a classificação de 16 anos pode ser considerada imprópria, devido ao caráter essencialmente pornográfico do conteúdo.

As primeiras denúncias começaram à aparecer em grupos de pais preocupados com o que seus filhos veem na TV, algo cada vez mais comum e preocupante atualmente. Veja abaixo algumas cenas de orgias sexuais do filme e tire suas próprias conclusões:

video


"Festa da Salsicha" é uma transmissão maliciosa que engana os pais por ser um "desenho adulto" transmitido no mesmo horário dos desenhos infantis


Não sabemos até que ponto a malícia dos responsáveis pelo canal HBO/Max tem a ver com essa transmissão, mas é difícil acreditar que não existe a intenção de tornar esse conteúdo acessível para o público infantil de forma indiscriminada, visto que o horário da transmissão é o mais comum para o público infantil e já está tipicamente associado a outros desenhos.

Ora, quantos adultos assistem desenhos à tarde? São crianças que assistem! Na prática, os pais desavisados que procuram um filme e por acaso veem o desenho "Festa da Salsicha" passando na HBO Max nesse horário, por exemplo, vão naturalmente acreditar que se trata de algo inofensivo.


Imaginar que um desenho sobre comida num canal de filmes a tarde possui conteúdo pornográfico é pedir demais para muitos pais que já vivem atarefados e bombardeados com tantas preocupações.

Felizmente, você telespectador que não concorda com essa programação pode contribuir para que esse e outros conteúdos semelhantes sejam retirados da TV ou transmitidos rigorosamente apenas em horários apropriados. Para isso, manifeste sua opinião enviando emails ao canal e a sua operadora de TV, repudiando a programação, ameaçando banir da sua grade de canais ou mesmo cancelar o pacote de assinatura contratado.

Veja também esse trailer:



Não adianta se indignar e fechar os olhos. Infelizmente esse é o contexto de confusão cultural que vivemos. O que antes seria fácil identificar como impróprio, hoje é transmitido em horário nobre e muitas vezes até em canais ditos "infantis". Todavia, você decide o que entra e sai da sua casa, da mente e educação dos seus filhos(as). Ainda é você a pessoa responsável pela mais importante classificação indicativa da sua casa: seus valores.

Finalmente, a intenção de conteúdos como a "Festa da Salsicha" vai muito além de ser algo voltado para adultos. Toda produção, os elementos gráficos, são apelativamente infantis.

Personagens, cores, músicas, os cenários, tudo parece ter sido pensado para se comunicar psicologicamente com o universo infantil de fantasia das crianças. Adultos não são impactados por todos esses elementos, mas as crianças SIM, porque estão em fase de desenvolvimento e o "fantasiar" faz parte da sua construção simbólica da realidade.

Portanto, tenha muita atenção e critérios ao selecionar os canais, filmes e desenhos que seus filhos veem. Não é uma tarefa fácil, mas certamente é um dever indispensável que vai te ajudar a economizar muita dor de cabeça no futuro.


Por: Will R. Filho

COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima
31 de julho de 2017 14:13

Uma reportagem sensacionalista e de pouca inteligência analítica. Todas as TVs a cabo e canais obrigado line legais possuem uma configuração de censura se os pais não colocam ai é irresponsabilidade de vocês de entregarem nas mãos dos filhos o controle da TV se a mínima fiscalização. Parem de falar merda e vão ativar o bloqueio nas TVs de vocês deixando somente os filmes de classificação livre. 😉

Resposta
avatar
31 de julho de 2017 14:30

Parece que as pessoas estão retrocedendo no tempo, as pessoas se preocupam demais com a TV e veem o demônio em tudo, ok, é um filme para adultos? Então programe o seu televisor para bloquear esse tipo de conteúdo, resolvido.
Agora acho que realmente o que contamina as crianças são esses pais (falsos moralistas) que pregam uma coisa nas mídias mas em casa tiram as máscaras. A criança já cresce hipocrita!
Cuidem-se, são vcs mesmos que contaminam seus filhos, uma boa educação e honestidade são pra sempre, se seu filho nem pode ver pra não se contaminar.... desculpa, sua educação é medíocre e vc vive uma mentira, vá aprender sobre caráter.

Resposta
avatar
Anônimo
31 de julho de 2017 14:55

Sinceramente o filme é uma porcaria!!!!
porém a culpa é total dos pais...e não da HBO !
Quando o técnico vem na nossa casa instalar a tv...eles explicam que ,quem tem criança em casa deve colocar senha nos canais...com classificação...para que as crianças não vejam programas inapropriados....
as tvs por assinatura fazem propaganda e comercial direto sobre isso....
Ah o sexy hot, play boy..etc.. não passam desenho durante o dia....correto?
cabe aos pais se policiar sobre o que o filho anda assistindo....
mania de jogar a culpa da criação dos filhos nos outros...
Se meu filho assistir algo assim a culpa vai ser exclusivamente minha e não da tv.

Resposta
avatar
Anônimo
31 de julho de 2017 15:45

Se não gostam de algum canal é só utilizar a censura e bloquear o canal.
Problema resolvido.

Resposta
avatar
31 de julho de 2017 16:53

Bem inútil essa reportagem visto que se tem a faixa etária a que se destina o filme, ele pode ser exibido às 10 da manhã ou às 22 sendo a HBO um canal fechado e pago à parte cabe aos pais controlar o que os filhos assistem...

Resposta
avatar
31 de julho de 2017 17:48

Olá Adriano e Leydi. Observem esse trecho:

"O que antes seria fácil identificar como impróprio, hoje é transmitido em horário nobre e muitas vezes até em canais ditos "infantis". Todavia, você decide o que entra e sai da sua casa, da mente e educação dos seus filhos(as)."

Diferente do que os amigos sugerem, a matéria reconhece e incentiva o controle dos pais. O que parece não terem compreendido é que a intenção do texto foi mostrar o lado malicioso da transmissão no período da tarde, independente do canal. Não importa se é um canal fechado. Quem não assiste TV "aberta" o canal "fechado" é o aberto para sua família.

A classificação indicativa é inapropriada. 16 anos é pouco. Viram os vídeos? Se consideram apropriado para seus filhos, ótimo, é direito de vocês essa opinião. Todavia, nesse espaço nossa opinião é diferente e consideramos a "Festa da Salsicha" um conteúdo além de medíocre, inapropriado para menores.

A crítica vai muito além da possibilidade de bloquear um conteúdo. Ela diz respeito à falta de bom senso do canal e a clara intenção do desenho de se comunicar com o universo infantil. Ainda que os pais bloqueiem, esse desenho pode ser assistido pela internet. Seus vídeos compartilhados, etc. e milhares de crianças terem acesso.

Ao fazer a matéria, esperamos alertar principalmente para o caráter malicioso do desenho e a capacidade que ele tem de confundir muitos pais, pois se todos tiverem que ficar atentos sobre o que bloquear em tudo o que passa na TV, ficarão paranoicos, visto que até nos canais "infantis", da TV "aberta" e "fechada", está havendo conteúdos impróprios.

Portanto, apesar dos pais terem a grande responsabilidade pelo que os filhos assistem, os canais de modo geral também devem ter a responsabilidade de serem COERENTES com o que transmitem. Assim como seria incoerente o canal "Playboy" passar a Turma da Mônica, pegando muitos telespectadores de surpresa, também é absurdamente incoerente e desnecessário o HBO transmitir um desenho pornográfico no período da tarde.

Resposta
avatar
Anônimo
31 de julho de 2017 18:28

Nao tem como controlar,o desenho passa em canal fechado, mas ja esta na internet https://www.youtube.com/watch?v=UDnUKXjQkSc

Resposta
avatar
31 de julho de 2017 18:35

Todas as TVs a cabo e canais obrigado line legais possuem uma configuração de censura Parem de falar merda e vão ativar o bloqueio nas TVs de vocês deixando somente os filmes de classificação livre.

Resposta
avatar
Anônimo
31 de julho de 2017 19:01

Independente de ver demônio em tudo, o que tiram de proveito nessa animação fértil? Com certeza a pessoas que produziu essa animação, não tem nada para pensar a não ser sexo, pessoas de mente vazia, e o pior é que o ser humano gosta de fazer esses produtores ganhar dinheiro fazendo sua mente ficar imaginado alimentos fazendo sexo, se é que pode chamar esses trates de produtores, enfim cada um dá o que tem de melhor.

Resposta
avatar
31 de julho de 2017 19:18

"Ela diz respeito à falta de bom senso do canal e a clara intenção do desenho de se comunicar com o universo infantil. Ainda que os pais bloqueiem, esse desenho pode ser assistido pela internet. Seus vídeos compartilhados, etc. e milhares de crianças terem acesso."

O Desenho quer se comunicar com o universo infantil ? De onde tirou isso ? Só pelo fato de ser animação já significa automaticamente que tem que ser infantil ? HAUAHUAHUAHA

A animação é claramente para adultos, os pais é que são responsáveis pelo que seus filhos assistem, seja na televisão, cinema ou internet. Além disso, a tal animação "mediocre" recebeu EXCELENTES criticas em todo mundo, sendo considerado uma excelente critica social.

Resposta
avatar
31 de julho de 2017 19:46

Duas grandes bobagens na matéria: Primeiro, dá a entender que animações são feitas exclusivamente para crianças. Existem ótimas animações feita especificamente para o público adulto. Segundo, o fato de a matéria procurar censurar a referida animação por passar em horário vespertino é hipócrita e descabida, porque o filme possui classificação indicativa, é bem claro que não se trata de um filme para crianças, passa num canal fechado de operadoras que possuem controle parental, se os pais não estão de olho e não dão a atenção devida a estes detalhes não é culpa da programadora ou da operadora. Daqui a pouco estaremos discutindo se filmes ditos "violentos" ou "pornográficos" não podem passar nos cinemas antes das 10 da noite para evitar "corrupção de menores".

Resposta
avatar
31 de julho de 2017 19:47

Olá Matheus. É compreensível você não ter entendido o que dissemos sobre "comunicação" com o universo infantil, pois tratamos aqui de um conceito baseado no conhecimento do desenvolvimento infantil e suas diferentes fases de desenvolvimento.

Você não tem a obrigação de conhecer isso, mas se quiser, comece estudando a teoria de aprendizagem de Henri Wallon e a função dos símbolos e signos sociais na formação do pensamento humano, ok?

A única coisa que tem "para adultos" na animação é o caráter pornográfico e os palavrões. Todo o resto são elementos infantis que se "comunicam" com a mentalidade infantil das crianças, que até certa idade, não consegue diferenciar com facilidade o mundo real da fantasia.

Todavia, como dito, esses são conhecimentos específicos que talvez o amigo e outros não estejam familiarizados, motivo pelo qual conteúdos medíocres como esses recebem ótimas "críticas".

Resposta
avatar
31 de julho de 2017 19:51

Quanto punheteiro revoltado nesses comentários! Como se fosse fácil controlar o q as crianças assistem. Esse filmeco de merda q nem tenho curiosidade de ver é uma afronta à família sim e deveria ser banido. Querem tornar o Brasil um antro de pornografia isso sim e não sejam burros de achar q as crianças não tem acesso a isso e coisa muito pior.

Resposta
avatar
Anônimo
31 de julho de 2017 19:52

É só bloquear esse tipo de conteúdo e na legenda vem identificando que é para maiores de 18 anos!
Agora colocar culpa no canal e não nos pais isso sim é falta de responsabilidade!

Resposta
avatar
Anônimo
31 de julho de 2017 19:54

Concordo plenamente com você!

Resposta
avatar
Anônimo
31 de julho de 2017 20:51

Mas se é na internet, quem impede de acessar o xvideos? kkkk

Resposta
avatar
31 de julho de 2017 21:51

Esses comentários aí de cima apoiando essa orgia sexual desenfreada é o resultado de anos de investimento em desinformação. Geração de analfabetos funcionais que se julgam seres superiores mas não passam de peões sem intelecto...

Resposta
avatar
Guiomar Santos
31 de julho de 2017 23:48

É por isso que o Brasil chegou onde chegou... Por causa de nossa passividade que aceitamos tudo guela abaixo e ainda procuramos culpar quem não é culpado! Quem deve se preocupar com a programaçã nos horárnos apropriados são as tv's e não os pais serem responsabilizados por tamanha covardia com as crianças, lógico que os pais devem estar sempre atentos, mas responsabilizá-los por atitude tão sorrateira como esta tão explícita é que é absurda! Se todis os pais que tem filho de menor que são clientes dessa tv/canal entrassem com ações na justiça e deuxassem de ser cliente com certeza o efeito seria outros, atèé porque além de servir como exemplo para outras tv's pagas, as abertas pensariam melhor e não banalizariam tanto pornografia de maneira exacerbada principalmente para as crianças! Pais não aceitem esses tipos de comentários que além passivos com esse absurdo os culpam por questioná-los! É por isso que a criminalidade almenta nesse país e as vítimas ainda são acusadas de culpdas, como por exemplo, mulheres que são estupradas e crianças violentadas e ainda as culpam pela roupas que vestiam! Se não nos mobilizarmos com questões como esta perderemos o senso de indignação, se é que não já perdemos!

Resposta
avatar
Anônimo
31 de julho de 2017 23:53

Vai se fod€&

Resposta
avatar
Anônimo
31 de julho de 2017 23:58

Concordo plenamente fiquei chocada com o conteúdo do filme achei xulo de baixo nivel e inapropriado, deveria ser banido tenho filhos controlo o máximo que consigo mas trabalho muito o dia todo e não consigo sondar minhas crianças o dia todo...nossos valores estão perdidos e não sei sinceramente se acharemos novamente com pessoas tendo posturas tão inversas...

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 00:50

mas o que falta tb é nas ruas ,ninguém.censura o que acontece nelas ,onde crianças e jovens estão expostos a drogas por ex.

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 06:55

O filme vai ser transmitido e foda-se.
Lugar de chorar é na cama. Não gostou? Não assiste.
Não quer que os filhos assistam? Bloqueia.
Acha a censura de 16 anos pouco? Fica aí pensando que os jovens de 16 anos não vêem coisas "piores" na Internet pelo celular ou no próprio computador.
Jovens de 16 já sabem tudo que tem no filme. Eles se masturbam, vêem pornô, muitos já transam. NOSSA, que absurdo, o filho de vcs cresceu! Que choque.

Fala sério, sejam melhores, problematizam tudo. A HBO pode passar o que ela quiser.

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 07:26

Nossa! Quanta polemica!! O incrivel e q de south park ninguem fala. Aquilo e recheado de palavroes.

Resposta
avatar
Ana Carolina
1 de agosto de 2017 07:44

Basta ativar o controle de conteúdo que os colegas acima citaram, aqui em casa é ativado e não passa nada despercebido.
Querer proibir a transmissão de um filme, inclusive da internet é censura.

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 08:13

http://www.imdb.com/title/tt1700841/parentalguide?ref_=tt_stry_pg#certification

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 08:36

não é tão fácil assim. Vá ter filhos e depois me conta!

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 09:13

conteúdo improprio para menores, filme de baixaria e é bem a cara do Brasil... da pra ver claramente o que a "animação" tenta passar. enfim não é um filme para crianças, o filme é um lixo e é só não colocarem seus filhos pra assistir.

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 09:42

desenho pra crianças...conteudo pra adulto...realmente ta dificil de entender ,mas enfim..Apesar de tudo fico a imaginar onde esta a inteligencia de um adulto que senta em frente a tv ,pra assistir salsichas transando . vi parte do video aqui colocado é um conteudo totalmente desnecessario. parabens a super inteligencia dos produtores do mesmo ..é o fim dos tempos mesmo .

Resposta
avatar
Andre Munhoz
1 de agosto de 2017 09:44

Sugiro um contato direto com a HBO para saber o motivo pelo qual eles colocaram este programa no ar no período da tarde e porque foi definida a faixa etária de 16 anos. Acredito que a faixa etária não é definida somente pela emissora, mas por outros órgãos reguladores (me corrija se eu estiver errado). Enfim, acho importante trazer esta discussão sobre o conteúdo na TV à tona, mas também acredito que faltou um pouco mais de informação e investigação por parte do jornalista que escreveu o texto, pois da forma como foi colocado soou sim um pouco sensacionalista. Nada que um contato com a HBO não possa resolver.

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 10:40

Mas se já tem a classificação indicativa, que fará o filme ser automaticamente bloqueado pela autocensura, não faz diferença a "função dos símbolos e signos sociais", caralho. Já tá escrito e bem claro que a animação possui conteúdo inadequado aos pequerruchos. E, ora, se os "signos" são do universo infantil, não iriam atrair adolescentes de 16 anos, não? Então nem precisa se preocupar kkk

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 11:19

TV a cabo passa filme de todas as classificações em QUALQUER horário. É POR ISSO QUE EXISTE A FUNÇÃO DE RESTRIÇÃO ETÁRIA. Você põe uma senha no seu receptor de TV a cabo e determina a faixa etária liberada. QUALQUER programa em QUALQUER horário, acima desta faixa etária só é liberado com a senha. Muito barulho por nada.

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 11:28

Bem... Eu não deixo meu filho assistir HBO seja Lah qual for o horário ou o conteúdo. Mas concordo q hj horários que antigamente era usado para público infantil, hoje s coloca conteúdo adulto sem a menos responsabilidade. A matéria é um ótimo alerta, e vai da cabeça de quem quiser ou não expor seu filho a esse conteúdo.Eu particularmente não assisti e não pretendo assistir, mas vai de cada um. É só a minha opinião.

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 11:43

Nas Emissoras Brasileiras só falta passar desenhos neste mesmo nível, pois novelas e programas de auditórios são mais explícitos.

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 11:49

Falou pouco, mas falou muita besteira.

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 11:58

Concordo com o Richard, cada um vê e deixa os filhos verem o que querem.se não vamos ter que sensurar os canais adultos também.

Resposta
avatar
Alize
1 de agosto de 2017 12:05

Canal fechado não tem a mesma obrigação do canal aberto com relação a horários de transmissão de acordo com classificação indicativa. Cabe aos responsáveis fazer a autocensura e acompanhar o que os menores vão assistir.
Porém de querer culpar o canal pela falta de atenção na educação dos pimpolhos

Resposta
avatar
Alize
1 de agosto de 2017 12:06

O canal já faz a sua parte colocando CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA.

Resposta
avatar
Alize
1 de agosto de 2017 12:08

O filme tem classificação indicativa. Não é porque é animação que significa programação infantil

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 12:09

ATIVEM A PORRA DO BLOQUEIO DAS CLASSIFICAÇÕES E CALEM A BOCA!

Resposta
avatar
Alize
1 de agosto de 2017 12:09

A questão do horário só é válido para emissoras de TV aberta.

Resposta
avatar
Alize
1 de agosto de 2017 12:12

HBO não é um canal de programação infantil ou TV aberta, logo, a única recomendação que precisa seguir é colocar a informação de classificação indicativa, cabe aos responsáveis controlar o que seus filhos devem assistir ou não

Resposta
avatar
Alize
1 de agosto de 2017 12:13

Coloca censura com senha. Problema resolvido

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 13:37

Pelo nível de comentários aqui se entende como o país chegou no buraco em que está. Claro que ao pai mais antenado e com tempo, fica fácil filtrar essa merda.
Mas o povo aqui apertou a tecla foda-se das crianças filhos de pais desavisados desligados ou despreocupados. Reflexo da falta de civilidade deste país de imbecis analfabetos funcionais. A falta até de humanidade causa esse descaso.

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 13:45

Em primeiro lugar, o pai que deixa criança assitir tv por assinatura sem supervisão é um bossal. Segundo, todos os serviços de assinatura possuem controle e informações de faixa etária. Terceiro, o filme é para 16 anos. Quarto, todo mundo sabe que HBO é cheio de conteudo adulto.

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 14:24

texto conservaxota,odeio os progressistas mas esses conservadores fanaticos passam dos limites...tanto desenho q nao é para criança,passa na tv e fazem mto sucesso...south park é um otimo exemplo.

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 14:44

Nossa eu li a matéria e também os comentários todos,e fico passado com o que eu li.
Bom minha opinião é clara, é muito mimi numa matéria. Primeiro,a rede de canal HBO não é uma rede de canal infantil é ponto é para a família.
Segundo como todos os internautas qui falaram nos comentários, existe o controle dos pais, todas as operadoras tem.
Terceiro não importa a o horário que vai passar cabe a você como pai,saber o que seus filhos vão ou não assistir.
E quarto pelo amor,parem de querer dizer que não é filme para esse horário ou que não é a classificação adequada para o filme. Porque as justificativas para essa matéria são ridiculas.

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 15:52

Sem mais! Excelente... muito fácil falar quando não se tem filho. E a questão da passividade concordo em grau genero e numero.

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 16:27

Horrível até pra mim que sou adulta. Alimentos tendo relações sexuais pesadas, homossexualismo, orgia etc...me deu nojo só de ver um pedaço. Mesmo sendo um cabal fechado, acho que o horário não é muito recomendável. Mas nem creio quw queiram atrair o público infantil mas qualquer pessoa que esteja em casa na parte da tarde. Tudo é baseado em torno do dinheiro, o mundo gira em torno do dinheiro. O mundo se esqueceu de Deus. Decadência. Acabaram-se os princípios!Podre

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 16:56

A minha tv tem classificação pra não passar filmes inapropriados mais esse desenho passou normalmente

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 16:57

Exatamente. Quando se tem filhos o pensamento muda. Não tenho nada contra programas de caráter pornográfico, até assisto de vez em quando, mas acho que esse tipo de conteúdo deve passar em canal estritamente adulto. Imagina como que os pais vão ficar vasculhando todo tipo de canal pra filtrar o que os pequeninos vão ver? Deveria ser muito mais seguro filtrar somente os canais que já sabemos que são somente conteúdo adulto não acham? mas depois dessa, complicou! não acho que foi uma boa idéia da HBO, se queimou principalmente perante famílias, que nunca imaginou esse tipo de conteúdo nos canais da empresa.

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 17:10

Não tem como controlar a tv a cabo? Coloque senha de classificação 16 anos. O único jeito do seu filho conseguir ver é se vc for mole e falar a senha a ele.
Coisa simples de se resolver e o povo fica de sensacionalismo afff

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 17:13

Sim, a reportagem vale como aviso. Sim, o desenho atrai a criança pelo seu cenário como um todo, que pode acidentalmente assistir o conteúdo, inadequado ao extremo. Sim, o desenho é engraçado, eu vi, achei muito louco, mas tenho 36 anos. Não, você não é obrigado a concordar com a crítica aqui elaborada, mas se posicionar como um sabe tudo e taxar de mimimi posições discordantes das suas, é ter um pensamento mais retrógrado que aqueles que você critica como tal. O acesso ao desenho é menos importante para a cultura das crianças e seu desenvolvimento que a educação que os pais dão em casa, óbvio. Porém, o texto na minha opinião foca na falta de cuidado com a veiculação do desenho. Acho engraçado as pessoas virem aqui, agressivamente, chamando pessoas com opiniões diferentes de burras e outros adjetivos. Se a matéria é fraca, a agressividade com algo tão desnecessário é tão importante?

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 17:17

Homossexualismo? Primeiro que o termo é incorreto, se fala homossexualidade. E outra que não tem nada de horrível nisso. Se tem algo horrível nessa história são os pais incompetentes que deixam filhos ver esse filme, que claramente é pra adultos.

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 17:19

Quanto à senha concordo que em partes realmente ajuda, mas não resolve. No mesmo canal tem programas infantis em diversos horários. Então por isso que acho que esse tipo de conteúdo deveria ser exclusivamente de canais adultos.

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 17:20

Vi ontem essa porcaria alertada por uma amiga. Fiquei indignada e queria entender COMO isso é possível em um canal de TV. Dane-se se aberto ou fechado, o mundo virtual está aí para QUALQUER bom acessar. É NÃO DIGA que é fácil controlar esse acesso pq não é.. E se você achou isso bizarro, bobo, mimimi por parte dos pais que não gostaram e apoiam essa reportagem das duas uma: VOCÊ NÃO TEM FILHO e se tem, com certeza, É AUSENTE!! Para TUDO na vida tem idade, ou daqui a pouco vai tentar nos convencer que a maconha na mamadeira acalma a criança.. Ahhhhhh vaaaaaaa fazer parte do mundo digno de se viver!!! Humpf

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 17:27

AVÁ, um canal fechado, que passa filmes e series +18 a qualquer hra aleatoria quando tem vontade
se seus fedorentinhos tão vendo animação porno a culpa n é nada alem dos pais que tem a DEMÊNCIA de achar que TODA ANIMAÇÃO é infantil
AINDA MAIS NUM CANAL QUE PASSA GOT
QUEM DIABOS DEIXA OS FILHOS VEREM A PORRA DA HBO SOZINHO? a culpa n é do canal, seria se o canal q passou isso fosse a DISNEY, CARTOON, NICK, GLOOB, DISNEY XD, TOONCAST, DISCOVERY KIDS GLOBO, SBT E RECORD

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 17:31

"VOCÊ NÃO TEM FILHO e se tem, com certeza, É AUSENTE!! Para TUDO na vida tem idade, ou daqui a pouco vai tentar nos convencer que a maconha na mamadeira acalma a criança.. Ahhhhhh vaaaaaaa fazer parte do mundo digno de se viver!!! Hump" KKKKKKKKKKKKKK AGORA TER O BOM SENSO DE QUE CRIANÇA N DEVE VER A HBO SOZINHA É SER UM PAI AUSENTE

PORFAVOR NEH QUERIDA, SE AS PESSOAS SABEM QUE CRIANÇA N DEVE VER HBO SOZINHA É PQ ELA VAI ESTAR PRESENTE SEMPRE COM O FILHO QUANDO FOR VER A HBO OU SIMPLEMENTE VAI BLOQUEAR O CANAL

AGORA QUEM É AUSENTE NESSA MERDA SÃO AS DESGRAÇAS QUE COLOCARAM NO CANAL QUE PASSA COISAS ADULTAS NA MAIOR PARTE DO TEMPO PROS FEDELHOS VEREM E SE MANDARAM E DEPOIS SE TOCARAM QUE ERA PORNO QUANDO VOLTARAM PRA VER COMO TAVA OS PEQUENINOS

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 18:03

quanto mais agressiva a mensagem, mais ininteligível....

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 18:40

Parabéns aos ótimos comentários contidos na matéria.
Temos que ter claro que a intenção de fazer algo errado, já é um erro, prevendo que uma criança pode ver um desenho deste, porque o pai ou alguém errou e deixou liberado.... E tendo a certeza que temos especialistas em todos os canais que prevêem este fato e mesmo assim tomam a decisão de liberar, é impossível não associar que realmente esta é a intenção.
Quem ganha com jovens precocemente entrando num universo adulto?
Quem ganha com a alienação de que tudo pode?
A emissora não faz nada sem planejar antes...
Pensem....

Resposta
avatar
1 de agosto de 2017 18:44

- São muito poucas as pessoas que sabem bloquear programas no decodificador.
- Quase ninguém espera que no horário de tarde, fosse passar programação pornográfica num canal de filmes normal. Para conteúdo pornográfico, existem canais específicos pra isso.
- É lógico que este absurdo é premeditado.

Resposta
avatar
Lo
1 de agosto de 2017 19:38

Alguns pontos devem ser observados:

- HBO não é canal infantil
- Animação não é desenho
- TV não foi feita para crianças ficarem assistindo sem supervisão
- O filme é censura 16 anos!

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 22:08

Só um bando de babaca, frustrados na vida vão achar interessante um filme desse tipo, devem ser porque não conseguem ter uma vida sexual satisfatória de verdade. Ridículo, e a reportagem está corretíssima, é sugestivo sim, colocar personagens "bunitinhos, coloridos e animados" para atrair a atenção de crianças e adolescentes. se tem conteúdo adulto deveria passar num canal de conteúdo adulto, agora se todos canais livres da tv por assinatura resolverem exibir uma porcaria desse nível, fica impossível controlar com bloqueio de senha

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 22:28

Isto mesmo Richard. Matéria boba, povo bobo. Vai assistir Chaves no SBT.

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 22:32

Isto mesmo Richard. Matéria boba, povo bobo. Vai assistir Chaves no SBT.

Resposta
avatar
Anônimo
1 de agosto de 2017 22:36

Só um bando de babaca, frustrados na vida vão achar interessante um filme desse tipo, devem ser porque não conseguem ter uma vida sexual satisfatória de verdade. Ridículo, e a reportagem está corretíssima, é sugestivo sim, colocar personagens "bunitinhos, coloridos e animados" para atrair a atenção de crianças e adolescentes. se tem conteúdo adulto deveria passar num canal de conteúdo adulto, agora se todos canais livres da tv por assinatura resolverem exibir uma porcaria desse nível, fica impossível controlar com bloqueio de senha

Resposta
avatar
Anônimo
2 de agosto de 2017 08:16

Eu já acho um absurdo, deixar meu filho ver aquele desenho que passa no Discovery kids Meu Amigãozão porquê só fala de amigos imaginários!

Resposta
avatar
Anônimo
2 de agosto de 2017 09:09

"pois se todos tiverem que ficar atentos sobre o que bloquear em tudo o que passa na TV, ficarão paranoicos" eu não sou mãe, eu sou tia, e sei o que meus sobrinhos assistem, conheço até aas músicas. ficar atento faz parte de ser pai e mãe. ficar atento é curtir sua criança e tudo que ela gosta.

Resposta
avatar
Anônimo
2 de agosto de 2017 09:46

A única coisa que direi. DEUS TENHA PIEDADE DE TODOS POIS A HUMANIDADE PERDEU TUDO,O ser humano PERDEU a sensibilidade, o senso do certo e do errado não sabe mas distinguir o Belo do Feio, esse desenho não deveria exitir essa é a verdade! A visão humana está distorcida destruída!!! Perderam o senso total, o que é um alimento? O que é homem? O que é uma mulher? O que é Deus? Não vi aqui um único comentário descente uma pessoa a favor de nenhum valor! Verdadeiro!!! Só vi gente passivas... indiferentes...conformadas...que triste!!!! Muito triste Nos fomos feito imagem e semelhança de Deus, Deus fez tudo tão perfeito no seu devido lugar!!! O homem está destruindo tudo!!!!! Todos os valores... tudo que é belo...toda a decência...toda a Moral!!! Sou mulher 38 anos casada feliz e vejo claramente tudo que está acontecendo, Vocês não vêem? Coloque seus filhos nessas situações... o que vcs querem para vcs? Para suas famílias? Para seus filhos? Tenho certeza que embora possam participar e achar tudo isso normal...sexo explicito ...violencia...orgias...e etc... tenho certeza que no fundo da alma todos concordam que de Belo isso nada tem. Fica a reflexão.

Resposta
avatar
Anônimo
2 de agosto de 2017 10:18

Vc é produtora do filme? Ou ganha comissão com ele só pode.

Resposta
avatar
Psicologia da Infância
2 de agosto de 2017 11:22

Com esse tipo de adulto opinando sobre indicação etária, e censura... é vão falar sobre psicologia, Wallon, Piaget ou o que quer que seja. Os psicopatas e sociopatas querem isso: a destruição da inocência, a hipersexualização da infância, os fim de tudo, a liberação da pedofilia como prática natural...e por aí vai. Grato sou pela matéria, Opinião Crítica. Sensatos, pais, mães e educadores, por favor, protejam nossas crianças!!!!!

Resposta
avatar
2 de agosto de 2017 11:31

South Park, Beavies and Butthead, praticamente todos os animes japoneses, enfim, tem milhares de desenhos animados impróprios para crianças, muitos deles com temática infantil e que passam nos canais fechados. Preocupem-se em educar seus filhos e ensinar o que é certo e o que é errado. Ninguém é uma ilha: eles serão expostos ao mundo, querendo vocês ou não.

Resposta
avatar
2 de agosto de 2017 11:37

É impressionante notar que, o que era para ser uma série de postagens civilizadas entre os pais, que são as pessoas diretamente interessadas, mostra-se uma sequência de palavrões e ofensas pessoais mostrando que o brasileiro regrediu em civilidade.
Obviamente, o canal HBO falha ao apresentar este besteirol pornográfico sem graça e nada interessante para ninguém, seja lá qual for a idade.
Falha o setor responsável do Governo mas, claro que, com esta gente no Poder, só poderia se esperar isto mesmo e falham, PRINCIPALMENTE, trogloditas que postam dizendo que está tudo certo e os pais é que erram a configuração de censura dos canais.
Ora bolas, é lógico que os pais devem controlar conteúdos da tv e da internet mas de dez pessoas, uma sabe usar um contr. remoto para configurar isso.
Além do que, os pais, no momento atual do país estão preocupados demais, em plena correria, pensando em como manter emprego e como pagar as contas.
Sejam civilizados, não sejam "machões" de teclado.
Contrariem o que os últimos governos fizeram com a população.
EVOLUAM !!
Paz.

Resposta
avatar
Anônimo
2 de agosto de 2017 11:38

Já que senha não resolve, ao invés de ficar se lamentando filmes inapropriados, pq não deixa seu filho somente em canal infantil (Cartoon, Discovery Channel, Disney Channel) para não ter que sofrer com o que passa nos outros canais. AFF!!!

Resposta
avatar
2 de agosto de 2017 12:46

É muita frescura viu pqp, ativa a censura de idade que seu filho não assisti, simples, é um desenho adulto e não infantil

Resposta
avatar
Anônimo
2 de agosto de 2017 14:25

HBO exibe filmes para CRIANÇAS no HBO Family, portanto, estão sim normalizados na exibição, a faixa etária é de 16 anos pra cima, e tem bem explicito isso nas faixas interativas do canal e tambem é exibido antes do filme começar, e TEM MAISSS quem tem criança em casa e n quer q ela assista cetos programas, tem a opção de BLOQUEIO DE FAIXA ETÁRIA COM SENHA. sem mais.
a EDUCAÇÃO VEM DE DENTRO, não justifique sua falta de presença com seu filho com coisas extremistas

Resposta
avatar
Anônimo
2 de agosto de 2017 15:36

Você está enganado, pois esse filme recebeu criticas extremamente positivas do público em geral, inclusive dos críticos especializados. O Filme não é só "putaria" e "piada infame", conta com uma puta critica social por trás da história.

Animações feitas para adultos existem desde sempre, aliás a animação em si foi uma arte inicialmente desenvolvida para entreter adultos, tanto é que desenhos como Looney Tunes, Pica Pau e os curtas da Disney estreavam nos cinemas lá nos anos 30-40 durante os intervalos dos filmes, coisa que só adulto tinha acesso, podemos inclusive reparar que esses desenhos mais antigos muitas vezes possuem linguagem inapropriada, violência e piadas infames, justamente porque eram feitos para adultos, independente de serem "bonitinhos".

E o mais importante, HBO já é um canal voltado para adulto.

Resposta
avatar
Anônimo
2 de agosto de 2017 15:42

"É por isso que o Brasil chegou onde chegou"
Você acha que lá fora é tão diferente ? AHUHAUHAUAHUAHAHAUAH
Lá fora a única diferença é que os pais não reclamam de animações adultas passando em canais para adultos, porque eles sabem que desenho tem pra todas as idades. Simples! Na TV A Cabo não existe essa história de "horário pra criança" e "Horário pra adulto".

Resposta
avatar
2 de agosto de 2017 18:19

Algumas amigas também comentaram que o canal nas férias abriu (liberou o sinal) e passou em horário de "Sessão da Tarde" ..resultado .. eu professora de educação infantil escutei em uma roda de conversa o título desse filme .. Eu mesma assisti e não gostei .. cenas de estupro e palavrões.. violência.. morte ..etc Agora pensando nas mães limpando a casa e deixando os filhos assistirem a tv no canal que está passando desenho.. a classificação apareceu poucas vezes e com caracteres pequenos .. imagino o ensino fundamental ..crianças de 7 a 10 anos assistindo..é um crime SIM .. nossas crianças foram abusadas com conteúdos impróprios .. #chateada

Resposta
avatar
2 de agosto de 2017 20:27

Um absurdo! Ontem estava as 17:00 com minha filha de 12 anos não academia, comecei a ver o filme no telão ( HBO) que parecia ser "bonitinho" e derrepente as cenas absurdas. fiquei indignada! Um absurdo, deviam ser penalizaríamos permitir algo desse tipo.

Resposta
avatar
Myst
2 de agosto de 2017 22:08

E quem é intelectualmente superior? Você? Faz-me rir

Preocupado com isso sendo que HBO não é canal pra criança e sempre passa coisa inapropriada

Resposta
avatar
Anônimo
2 de agosto de 2017 22:12

Você é burra?

Um pai presente teria maior facilidade em controlar o que o filho assiste.

Ah, sim, HBO é um canal cheio de conteúdo violento ou sexual, criança nem deveria estar assistindo HBO, pra começo de conversa.

Resposta
avatar
Anônimo
2 de agosto de 2017 22:16

HBO não é canal pra criança ficar assistindo. Os pais devem deixar apenas assistir os canais infantis, seus gênios.

Sempre passa coisa violenta ou com conteúdo sexual lá.

Resposta
avatar
2 de agosto de 2017 22:56

Você não tem a obrigação de conhecer isso, mas se quiser, comece estudando sobre animação e seus diferentes públicos e estilos.
Tem animação que parece ser feita pra criança por uma questão de humor, mas na verdade é conteúdo pesado, ai é que está a ironia do conteúdo, e ai é que está grande parte da graça para o público, nós adoramos olhar desenhos fofinhos e coloridos falando palavrões e fazendo coisas vulgares e incorretas, por isso mesmo esse tipo de conteúdo é produzido, e não com "intenções maldosas" de destruir a inocência das pobres criancinhas. Um bom exemplo disso são séries como South Park, Família da Pesada, Simpsons e afins, é justamente pra causar um espanto cômico no telespectador e arrancar boas risadas. Mas afinal de contas o que diferencia uma animação adulta de uma animação infantil ? Isso é claro no seu ponto de vista, me explique.

Resposta
avatar
3 de agosto de 2017 00:04

infelizmente pra a maioria aqui o mais importante é a TV, o filme, a obra, a literatura, seja ela ruim ou boa... A inocência da criança é um PROBLEMA que fica a cargo exclusivamente dos pais e responsáveis, e o resto das pessoas como os produtores de filmes, novelas, teatros, os que trabalham em canais de tv, todos os outros profissionais da área de entretenimento não tem nada a ver com o PROBLEMA INOCÊNCIA DA CRIANÇA, ISSO É PROBLEMA DOS PAIS, enfim, por causa desse pensamento e postura que crianças sexualizadas demais, engravidam, abortam, lotam as unidades públicas de saúde, os reformatórios o que fazer? "BLOQUEIAR O CONTEÚDO ADULTO DE SUA TV" E quando um coleguinha ensinar pro seu filho o que ele viu no "desenho Festa da Salsicha"? é só "BLOQUEAR O CONTEÚDO ADULTO DA TV" . E quando o filho (CRIANÇA) do seu amigo perguntar pra você se gosta de fazer sexo em grupo?" você fala pro seu amigo "BLOQUEI O CONTEÚDO ADULTO DA TV" . E quando uma criança num lugar publico te mostrar as suas partes e te perguntar se isso é legal? fale para a multidão ao redor "BLOQUEI O CONTEÚDO ADULTO DA TV"... Quando o PROBLEMA DA INOCÊNCIA DA CRIANÇA dos pais e responsáveis, nos traz prejuízos irreparáveis, ai o discurso é outro...mas enfim posso escrever um livro sobre o assunto e ainda assim vai ter defensores dos maus costumes, e lógico os pedófilos de plantão... Gostam de filme ponográfico, e querem defender a industria pornográfica? é problema seu.. Cuidar da inocência de uma criança é problema e tarefa de muitos, e devido a dimensão do problema só essa denuncia é pouco, precisamos de mais rigor nas leis, mais medidas protetivas e mais conscientização.

Resposta
avatar
Anônimo
3 de agosto de 2017 09:15

Obrigada pela denúncia. Compartilhei no meu face, mas gostaria de sugerir uma outra foto para a chamada.

Resposta
avatar
Anônimo
3 de agosto de 2017 09:56

Não sei o que é pior, o desenho ou o apoio que ele está recebendo. Talvez por não terem filhos, especialmente filhas. Só de imaginar minha filha assistindo isto já me revolta. Desenho é para criança. Desenho é para criança. Desenho é para criança. Desenho é para criança, só um jegue, um zero à esquerda, um monte de carne e osso, nada mais que isto, para não aceitar que o alvo são as crianças!

Resposta
avatar
Anônimo
3 de agosto de 2017 11:26

Então uma criança de 16 anos, para vocês, é um adulto? então se é um adulto pode responder criminalmente também? Se não, então não é adulto e por tanto a censura de 16 anos não está apropriada.

Resposta
avatar
Anônimo
3 de agosto de 2017 14:45

Primeiramente, HBO é um canal adulto! Não passa nada lá de conteúdo infantil a não ser no HBO Family que é um canal que faz parte do pacote HBO mas não é o principal. O problema é que os pais parecem que não sabem usar a ferramenta mais básica da tv paga que é o "controle dos pais". Tem controle dos pais por canal, tem controle por horário e o mais efetivo de todos: controle por faixa etária. Assim, o programa só é exibido se a classificação indicativa for aquela que você selecionou, independente do canal ou horário de exibição. Desse jeito, se estiver passando Turma da Mônica no canal da Playboy e for classificação livre, será exibido; se estiver passando Festa da Salsicha no canal da Disney e a classificação for 16 anos, não será exibido. Pronto. Sem problemas.

Resposta
avatar
3 de agosto de 2017 14:55

Em que mundo você vive ? Uma pessoa de 16 anos definitivamente não é uma criança. A depender da EDUCAÇÃO vinda de CASA, o adolescente saberá distinguir o certo do errado. Culpar um filme, que por sinal tem uma crítica social muito forte, é apenas o fato de vocês PAIS jogarem a culpa da má criação de SEUS filhos em outra coisa que não tem nada a ver. E é muita hipocrisia dizer que aos 16 anos você era uma criança ainda.

Resposta
avatar
4 de agosto de 2017 11:13

Errado é o pai deixa a HBO desbloqueada, é um canal voltado para o público adulto, ou por acaso ele deixa os filhos dele assistir Game of Thrones

Resposta
avatar
ELIANA
4 de agosto de 2017 19:07

Não me venham com essa palhaçada de classificação, pornografia tem que ser passado de noite, de madrugada, não em horário infantil, num desenho feito para atrai a atenção das crianças, com elementos coloridos e chamativos para o público infantil. A pornografia é um grande mal desse século, é PECADO MORTAL, faz mal a saúde e isso já foi comprovado, aos católicos de IBGE, sugiro buscarem os vídeo do PADRE PAULO RICARDO falando sobre a pornografia, ai daqueles que fecham os ouvidos ao Senhor e escandalizam os pequeninos, seria melhor pendurar uma pedra de moinho ao pescoço e se jogar ao mar.

Resposta
avatar
5 de agosto de 2017 17:37

Sinceramente: Que isso deixem alerta para os pais acompanharem melhor o que seus filhos estão assitindo,
1° Lugar Existe hj em todos os aparelhos de tv por assinatura (gatos ou tvs piratas não sei se tem) uma coisa chamada: BLOQUEIO POR IDADE, independente se é para 12,14 ou 16 anos quem tem criança em casa tem q bloquearde acordo com a idade da criança que tem em casa.
2°Lugar HBO nunca foi canala para criança, pelo contrario é conhecido por seus programas improprios (Game of Thrones tbm é replisado de tarde e tem cenas de sexo explicito tbm).
Não adianta censurar o canal a responsabilidade do que as crianças estão assistindo é INTEIRAMENTE DOS PAIS. Lembrando que não estamos mais nos anos 90 onde tinhamos as garotas do BANANA SPLIT, É O TCHAM ou banheira do Gugu passando em plena tarde de Domingo em TV aberta

Resposta
avatar
5 de agosto de 2017 23:36

Esse desenho informa que é para maiores de 16 anos.. e não me venha dizer que 16 anos é pouco para esse conteúdo, pq não é. O canal HBO não é um canal infantil e "aberto", sendo assim, é obrigação dos pais fiscalizarem oq os filhos assistem! Tv "fechada" não tem censura em programas, em canais adultos, podendo passar qq programa em qq horário! Acho essa polemica enchimento de linguiça para esse site. Tem coisas mais relevantes do que tentar manipular algumas pessoas a pensarem que isso que a HBO fez foi errado. Vao escutar as musicas dos MCs que sao tocadas nas rádios em qualquer horario.. escutem a musica do "safadão", a da laranjinha.. que passa em horario normal em qq lugar e crianças escutam e cantam.. essistam malhação, na tv aberta, pensando que educam criancas e adolecentes, falando sobre assuntos da atualidade.. despertando muitas vezes coisas que os ouvintes nem sabiam.. enfim, muita coisa "estuprando" a cultura, ouvidos e mentes para vocês, virem "alertar" uma coisa que está explícita no início do filme.. leia os termos de contrato da sua tv por assinatura, leia os termos da HBO.. uma produtora internacional, como a responsável da festa da salsicha não faria algo aleatóriamente, muito menos escolher a idade para que seria exibida.. existe uma equipe para isso, é o nome deles que está em jogo, uma empresa! Entao, deixo aqui um grande abraço para o pessoal do site e fico a inteira disposição para conversar sobre polêmicas de verdade.

Resposta
avatar
6 de agosto de 2017 13:07

Só reclama quem já ta fazendo errado.

Resposta
avatar