“O Brasil não é para amadores”, já diz o dito popular, e não por acaso! Dias atrás, repercutiu a notícia de que a “Dama do Tráfico” do Amazonas, esposa deu um dos líderes da facção Comando Vermelho, foi recebida por assessores do Ministério da Justiça, em Brasília. Agora, surge a informação de que a filha de Fernandinho Beira-Mar, ex-líder da mesma organização criminosa, foi premiada na Câmara Municipal de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Fernandinho Beira-Mar foi condenado a mais de 300 anos de prisão e está detido há 20 anos em presídio de segurança máxima. Ele foi considerado pelas autoridades o maior traficante de armas e drogas da América Latina.

Fernanda Costa recebeu o Prêmio Responsabilidade Social 2023, na última quinta-feira, (9/11), em plena Câmara carioca. O prêmio foi entregue pela Associação Grupo Para Todos (AGPT), que defende a bandeira da diversidade sexual, segundo o Metrópoles, tendo em seu troféu as logomarcas do Governo do Rio de Janeiro, da Uerj, e da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.

Fernanda era suplente do vereador Sandro Lelis, que assumiu um cargo como secretário de Serviços Públicos de Duque de Caxias, permitindo que ela assumisse a sua cadeira na Câmara. Em abril desse ano, ainda de acordo com o Metrópoles, a então vereadora foi condenada pelo Tribunal Regional Federal de Rondônia.

Isso porque, segundo as autoridades, “Fernanda visitava o pai para tratar de assuntos inerentes à prática de crimes. Os recados eram feitos com linguagem codificada para estabelecer comunicação com os integrantes do grupo criminoso e dificultar ações policiais e dificultar sua identificação”.

Condenada a 4 anos e dez meses de prisão em regime semiaberto, “contudo, a defesa da parlamentar recorreu no fim de abril e, até o momento, não houve sentença definitiva. Enquanto isso, ela pode continuar a formular leis e receber homenagens no Poder Legislativo”, diz o portal.