Ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub fez um comunicado que deixou os seus apoiadores animados na última sexta-feira (12), ao anunciar o seu retorno ao Brasil, após passar ficar um tempo nos Estados Unidos, onde reside desde o primeiro semestre de 2020.

“EU VOLTAREI AO BRASIL! Vejo nas redes muitos amigos preocupados com minha segurança física, caso eu ponha os pés em MINHA PÁTRIA! Podem contar comigo, mas eu preciso do apoio de todos vocês”, avisou o ex-ministro.

O anúncio animou os seguidores do ex-ministro, visto que ele tem sido cotado pelos mesmos como possível candidato ao governo de São Paulo em 2022. Vários perfis nas redes sociais já foram criados neste sentido e o próprio Weintraub não se manifestou contrário a essa possiblidade, ou seja, dando a entender que ela é real.

“Vem ser nosso governador em SP”, disse um seguidor com um banner promocional. “O meu apoio é total! E a minha maior esperança é que você seja governador de São Paulo da próxima gestão. Estamos precisando muito de patriotas honrados nesse país”, escreveu outra internauta.

Entre os perfis mais destacados está o @WeintraubGovSP, que já reúne mais de 33 mil seguidores apenas no Twitter. O ex-ministro virou alvo de polêmica no ano passado, após aparecer no vídeo da reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro, ocorrida em 22 de abril, pedindo a prisão dos ministros do STF.

Ainda que não confirmada, a possível candidatura de Weintraub para o governo de São Paulo sem dúvida já deve incomodar o atual governador, João Doria, dado o indiscutível do ex-ministro ao presidente Bolsonaro, principal rival do tucano em uma possível disputa presidencial.

Se Doria resolver tentar a reeleição, a dificuldade também será grande se Weintraub entrar no pleito, visto que Bolsonaro muito provavelmente irá lhe apoiar. Ou seja, 2022 promete ser um ano bastante movimentado!