O jornalista Oswaldo Eustáquio, considerado por muitos dos seus seguidores um preso político, foi internado ontem no centro de traumas do Hospital Base de Brasília. Segundo informações da sua esposa, Sandra Terena, ele sofreu uma fratura na 5ª vértebra e chegou ao hospital sem o movimento das pernas.

“Meu marido @oswaldojor está em atendimento no centro de traumas do hospital de base de Brasília. Não fomos informados sobre o que aconteceu de fato com ele. O nome dele sequer estava na lista de atendimento do hospital”, informou Terena em sua conta no Twitter.

Em seguida, ela deu mais detalhes: “Estou aqui no hospital. Só falei com o médico. Fui informada que meu marido @oswaldojor teve fratura na 5t e chegou ao hospital sem o movimento das pernas. Até agora nem eu nem o advogado pudemos ver meu marido. Angustiante isso. Ele precisa fazer ressonância.”

Segundo informações do Correio Braziliense, “a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF) informou que, por volta de 10h desta segunda-feira (21), Oswaldo sofreu uma queda na cela e bateu com a coluna. ‘Ressalte-se que, por motivos de segurança e preservação da integridade física, o reeducando não divide a cela com outros internos'”, disse o órgão.

Eustáquio cumpre prisão preventiva por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele está preso no âmbito das investigações sobre os supostos atos “antidemocráticos” que ocorreram no meio desse ano, em favor do governo do presidente Jair Bolsonaro.

A Seape também informou que “foi solicitada, ainda, a realização de perícia no local do acidente. Além da ocorrência policial, foi aberta uma ocorrência administrativa pela direção do CDP II para apurar todas as circunstâncias do ocorrido.”

Oswaldo Eustáquio: paraplégico?

Hoje pela manhã, o deputado estadual Douglas Garcia afirmou que Oswaldo Eustáquio estaria paraplégico. “Acordei agora de manhã e vi circulando um laudo médico de Oswaldo Eustáquio afirmando que está paraplégico. Que Nosso Senhor Jesus Cristo coloque suas mãos!”, afirmou o deputado.

Deputados federais como Bia Kicis e Alê Silva também se manifestaram sobre o caso, apontando a responsabilidade do Estado sobre a saúde de Eustáquio. “Evidente que o Estado deve responder por qualquer dano que o jornalista @oswaldojor tenha sofrido na prisão, ainda que por culpa”, disse Silva.

“Estamos acompanhando o caso de perto e estamos exigindo a devida apuração. Estou à inteira disposição dele e de sua família”, completou. A deputada Bia Kicis foi até o hospital onde o jornalista está internado, conforme imagem abaixo divulgada pelo perfil oficial de Eustáquio no Twitter:

Bia Kicis vai à hospital onde Oswaldo Eustáquio foi internado após acidente.
Bia Kicis foi à hospital onde Oswaldo Eustáquio foi internado após acidente. Reprodução: Twitter

O jornalista Rodrigo Constantino informou que o ocorrido com Oswaldo Eustáquio teria sido, de fato, um acidente. Segundo ele, um cano teria se rompido e atingido o comunicador, lesionando a sua coluna.

Entretanto, dado às circunstâncias legalmente questionáveis da sua prisão e o envolvimento do jornalista com acusações polêmicas contra figuras importantes do mundo político, o incidente certamente dará margem para o levantamento de diferentes teorias, como uma tentativa fracassada de assassinato.

“Parace [sic] que o jornalista Oswaldo Eustáquio realmente sofreu um acidente após o cano em sua cela estourar e lesionou a coluna vertebral. O fato é que ele é um preso político e não deveria estar lá. Isso tudo é muito triste e assustador ao mesmo tempo”, informou Constantino.

Atualização abaixo:

Eustáquio teria escorregado após subir no vaso sanitário para conserto de chuveiro

Jornalista diz que possui documentos que vão “enterrar a carreira política” de Joice