A deputada federal Bia Kicis concedeu uma rápida entrevista, onde comentou sobre o uso que tem sido feito da palavra “fake news”, que refere-se à notícias falsas. De acordo com a parlamentar reeleita pelo Distrito Federal, a expressão passou a ser usada como justificativa cercear direitos constitucionais.

“Verdadeiro cavalo de Tróia”, disse ela sobre o assunto. “Sob a desculpa de se coibirem mentiras e ataques pessoais, o que se faz mesmo é censura e violação ao devido processo legal. Tudo isso é ilegal, imoral, injurídico e inconstitucional.”

Na entrevista, Kicis disse que ministros estariam atuando como se tivessem “super poderes” para tolher o direito de livre manifestação da população. Os únicos crimes previstos em lei, por causa de palavras, são de “injúria, calúnia e difamação”, e nenhum deles prevê pena de prisão ou bloqueio de redes sociais, explicou a deputada.

O Opinião Crítica já foi vítima da falsa acusação de propagar fake news, em 2020, quando apareceu na lista da CPMI que tinha por objetivo investigar mídias e perfis que promoveriam esse tipo de conteúdo. Em resposta, publicamos um artigo explicando a diferença entre notícia falsa, manipulada e erro jornalístico.

Também explicamos o que está por trás da narrativa sobre “fake news”. Aos leitores interessados no tema, recomendamos a leitura do artigo clicando aqui. Para assistir a fala de Bia Kicis, veja o vídeo abaixo: