A deputada petista Maria do Rosário voltou à demonstrar apoio à deputada Joice Hasselmann, que na quarta-feira (05) fez uma série de suposições contra os aliados do governo Bolsonaro, incluindo os filhos do presidente, Carlos e Eduardo.

“Joice Hasselman escancarou o esquema de fakenews do Bolsonarismo. E a milícia digital, confirmando o que ela diz, levantou hashtag chamando-a de traidora”, escreveu a petista em sua rede social.

Graças à Joice, Maria do Rosário acredita que ficou “evidente o jogo de mentiras que Bolsonaro instituiu no Brasil para ascender politicamente.”. Tal afirmação se refere a um suposto esquema de “milícias” digitais denunciado por Joice, o qual seria liderado pelo deputado Eduardo Bolsonaro.

“Eu não vou dizer para vocês, eu quero crer que o presidente não sabe disso, eu quero crer. Agora, pelo que vocês vão ver nas conversas do grupo do gabinete do ódio, o deputado Eduardo Bolsonaro está amplamente envolvido e é um dos líderes desse grupo que nós chamamos de milícia digital”, disse Joice na CPI das Fake News.

Joice ainda afirmou que existem milhões de “robôs” nas redes sociais dos filhos do presidente, os quais seriam responsáveis por espalhar os ataques contra os desafetos (como ela), e também notícias supostamente falsas.

“Cada atuação de robô custa em média, cada disparo, R$ 20 mil em média. Se a gente está falando desses robôs todos, quem paga por isso? De onde sai esse dinheiro?”, questionou a parlamentar, insinuando o envolvimento de dinheiro público no esquema.

O ataque de suposições de Joice

Joice Hasselmann fez acusações graves que se não forem devidamente comprovadas comprometem inteiramente o mandato da própria deputada. A falsa imputação de crime é crime, e se feita por uma figura pública capaz de denegrir a imagem de outrem, a gravidade é ainda maior.

Não é apenas função da CPI averiguar a existência de pagamentos ilícitos ou não para os supostos “robôs”. É responsabilidade, também, daquele que denuncia apresentar elementos capazes de confirmar a sua acusação: ao acusador cabe o ônus da prova!

Isto significa que os supostos milhões de “robôs” precisam ser identificados, assim como os supostos pagamentos, e isso tudo demonstrado como uma articulação ligando diretamente as pessoas que Joice acusa de envolvimento.

Se a tal “milícia digital”, portanto, não for devidamente comprovada na forma como Joice diz atuar, e em vez disso o que ficar evidente for nada mais do que a ação voluntária de pessoas reais sem qualquer tipo de conexão ilícita com os filhos do presidente, a parlamentar poderá responder criminalmente por suas acusações, o que poderá ser o fim da sua carreira política, salvo encontre abrigo no PT.