O ex-presidente Michel Temer acabou de publicar uma nota à imprensa para rebater acusações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante viagem nesta quarta-feira (25) ao Uruguai. Na ocasião, o petista chamou o cacique do PMDB de “golpista”.

Mentindo, Lula disse que “o Brasil não tinha mais fome” quando deixou o governo. A verdade, porém, segundo apuração do Correio Braziliense, é que o Brasil nunca eliminou o problema da fome, inclusive durante a gestão do petista.

“O fato é que o Brasil nunca eliminou o grave problema da fome. Desde 2004, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a série histórica sobre pessoas em situação de insegurança alimentar, o país registra milhões de famintos”, informa o jornal.

Na sequência, Lula atacou Temer: “Significa que quase tudo que nós fizemos de benefício social no meu país, em 13 anos de governo, foi destruído em seis anos, ou melhor, em sete anos; três do golpista Michel Temer e quatro do governo Bolsonaro”, afirmou o petista.

Em resposta, o ex-presidente rebateu a narrativa de “golpe” criada pela esquerda nacional. “Ao contrário do que ele disse hoje em evento internacional, o país não foi vítima de golpe algum. Foi na verdade aplicada a pena prevista para quem infringe a Constituição”, lembrou Temer, que também é jurista com obras já publicadas.

O ex-presidente, então, passou a lembrar dos números negativos deixados pela gestão petista, ressaltando que foi durante o seu governo que o Brasil começou a apresentar índices de recuperação.

“Sobre ele ter dito que destruí as iniciativas petistas em apenas dois anos e meio de governo, é verdade: destruí um PIB negativo de 5% para positivo de 1,8%; inflação de dois dígitos para 2,75%; juros de 14,25 para 6,5%; queda do desemprego ao longo do tempo de 13% para 8% graças a reforma trabalhista; recuperação da Petrobras e demais estatais graças a Lei das Estatais; destruí a Bolsa de Valores que cresceu de 45 mil pontos para 85 mil pontos”, disse Temer.

“Cometi a destruição de elevar o recorde na produção de grãos, nas exportações e na balança comercial. Como se vê, com a nossa chegada ao governo o Brasil não sofreu um golpe institucional, foi sim ‘vítima’ de um Golpe de Sorte”, completou o ex-presidente, dizendo que Lula, agora, deve governar “olhando para a frente, defendendo a verdade, praticando a harmonia e pregando a paz.”