Manifestações

Famosos na manifestação pró Lava Jato e o silêncio estratégico da grande mídia

Famosos marcaram presença na manifestação do dia 30 em apoio à Lava Jato

30/06/2019 21h05Atualizado há 3 meses
Por: Opinião Crítica
Famosos marcaram presença na manifestação do dia 30 em apoio à Lava Jato. Foto: reprodução
Famosos marcaram presença na manifestação do dia 30 em apoio à Lava Jato. Foto: reprodução

Nas manifestações que ocorreram no último domingo (30), além da população em geral, também estiveram algumas personalidades bastante conhecidas do público, mas não pela atuação política e sim artística ou empresarial.

A atriz Regina Duarte foi uma delas. Com uma carreira na TV que dispensa comentário, no mundo artístico ela tem sido uma figura que contrasta com boa parte dos seus colegas, especialmente os contratados da emissora rede Globo.

Regina Duarte esteve na manifestação da Avenida Paulista, em São Paulo, onde teve a oportunidade de falar em um carro de som em defesa da reforma da Previdência: “Sem a reforma, o país está indo para a destruição, para a perdição de tudo o que foi conquistado por um povo trabalhador”, disse ela.

“Que venha a Previdência para sanar e prever a manutenção do nosso país em um lugar saudável, de decência, que é o que merece”, completou a atriz, segundo informações da Jovem Pan.

Otávio Mesquita foi outra personalidade presente na manifestação do dia 30. O apresentador apareceu ao lado de Regina Duarte e do empresário Luciano Hang:

"Eu, como brasileiro, quero que meu Brasil seja renovado por pessoas honestas! Quem manda no nosso BRASIL somos nós e não eles!! Salvo raras e honrosas excessões (sic) nossa câmara dos deputados está ainda contaminada!!…", escreveu ele em sua conta no Twitter.

O empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan, também esteve na manifestação e discursou para o público. Nas redes sociais, Hang comentou sua participação:

"Vamos quantas vezes for preciso para mostrar que o povo tem poder e que nossa vontade deve ser ouvida. Não desistiremos das mudanças que o Brasil precisa. Foi lindo!", disse ele.

O tratamento da grande mídia

A vida dos famosos é cercada de holofotes. Não é difícil encontrar nesse exato momento matérias em grandes veículos de comunicação, noticiando coisas dos famosos que para a maioria do público não possui qualquer relevância. Assuntos que de tão fúteis são criticados pelos leitores das próprias mídias.

Isso nos mostra o quanto a seletividade da informação possui a intenção de atingir um objetivo específico, mesmo que isso signifique desprezar fatos importantes, como a presença de milhares de pessoas nas ruas em uma manifestação de apoio ao combate à corrupção e com a presença de vários famosos.

Em outros contextos, atrizes como Regina Duarte e o apresentador Otávio Mesquita certamente estampariam a capa de muitos jornais caso estivessem, por exemplo, dizendo palavras de ordem em uma manifestação pró-aborto, legalização da maconha ou talvez em uma passeata LGBT.

No entanto, a presença em um grupo que apoia a gestão de um governo conservador nos costumes - mesmo que tais artistas possam discordar de certas bandeiras - passa despercebida ou é minimizada pela imprensa que cobre o dia-a-dia desses artistas, e isso não é aleatório, mas por um propósito: omitir a influência desses famosos do grande público.

Apesar de tudo, em tempos de internet o cidadão comum felizmente tem alternativas de informação e opinião, não ficando mais restrito ao noticiário que por décadas dominou a comunicação no pais. Bom para o público, bom para o Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas