O 38º Batalhão de Infantaria (38º BI), organização militar (OM) subordinada à 1ª Divisão de Exército e ao Comando Militar do Leste, está empenhado nas ações de combate à disseminação do novo coronavírus (COVID-19).

Nesse domingo, 22 de março, equipes da Unidade iniciaram um trabalho de conscientização junto à população capixaba, a fim de evitar aglomerações de pessoas e estimular o isolamento social. As ações estão ocorrendo em coordenação e em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar do Espírito Santo.

Uma subunidade do Batalhão está sendo empregada na atividade. Cerca de 40 militares estão atuando em bairros da Grande Vitória que costumam ter uma maior circulação de pessoas. As equipes percorrem locais como comércios populares, feiras, praças e praias, conscientizando o público sobre a importância de se manter em isolamento, só deixando suas casas em casos de extrema necessidade.

No âmbito interno do 38º BI, rotinas foram modificadas, seguindo orientações dos comandos enquadrantes. As atividades de instrução estão adotando as normas de prevenção a disseminação do vírus. Os atendimentos ao público externo na OM (Seção de Inativos e Pensionistas, Seção de Fiscalização de Produtos Controlados, Fundo de Saúde do Exército, Posto de Recrutamento Militar etc) foram suspensos, limitando-se a casos de urgência.

As atividades administrativas continuam, porém em esquema de revezamento. Algumas atividades coletivas foram suspensas, tais como Treinamento Físico-Militar, Teste de Aptidão Física e instruções de campo. Nesse momento, a OM está com o efetivo mobilizado para emprego externo no combate ao COVID-19.