Coronavírus

UTILIDADE PÚBLICA: conheça 8 medidas para se prevenir do novo coronavírus

Todas as medidas também dependem da educação e bom senso da população.

26/02/2020 15h12Atualizado há 1 mês
Por: Opinião Crítica
Reprodução: montagem
Reprodução: montagem

Com a confirmação do primeiro caso do coronavírus no Brasil, uma das maiores preocupações que a população deve ter em mente neste momento é saber como se prevenir, assim como proteger os demais diante de uma possível contaminação.

Sendo assim, listamos abaixo oito medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Vale destacar que todas elas dependem do bom senso e educação das pessoas, por isso a conscientização sobre a importância da mudança de hábito, se necessário, é ainda mais importante.

Apesar da gravidade da doença, o Ministério da Saúde afirma que não há motivo para pânico, visto que a maioria dos casos de pessoas infectadas não evoluíram para a morte. Ainda assim, o público de maior risco são os idosos ou quem já apresenta alguma debilidade de saúde. 

Em todo caso, as medidas abaixo devem ser adotadas por todos, visto que cada organismo pode reagir de forma diferente à ação do coronavírus. O Ministério da Saúde recomenda:

01 - Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar [mas não com as mãos e sim o antebraço];

02 - Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

03 - Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

04 - Não compartilhar objetos de uso pessoal [copos, talheres, etc.];

05 - Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

06 - Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

07 - Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

08 - Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

O quadro abaixo trás mais recomendações, segundo a Organização Mundial da Saúde, com destaque para a utilização de objetos manipulados frequentemente, como aparelhos de celular e maçanetas.

Como se prevenir do coronavírus
Fonte: Organização Mundial da Saúde

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Bloco responsivo Opinião Critica - 300x250- posição 03
Mais lidas