A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu que a rede Globo de televisão tivesse acessos ao seu estabelecimento para a realização de uma reportagem sobre a produção de vacinas contra o novo coronavírus.

A decisão foi tomada na última sexta-feira pela diretoria do órgão e em caráter de unanimidade.

“Solicitação da autorização, pleiteada pelo Sr. Álvaro Pereira Junior, diretor da Rede Globo, no sentido de que equipe técnica da emissora tenha acesso à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a produção de um documentário sobre vacinas da Covid-19, a ser exibido no GloboPlay/TV Globo a partir de abril de 2021. Deliberação: Não autorizada, por unanimidade”, diz um trecho da decisão, segundo o Metrópoles.

Em sua explicação, a Anvisa argumentou que a proibição se deve ao caráter sigiloso do desenvolvimento das vacinas, uma vez que envolve direitos de propriedade intelectual.

“A resposta negativa à demanda se deu pelo fato que a agência trata em seus processos de trabalho com informações sigilosas, dados protegidos por propriedade intelectual e precisa prevenir a ocorrência de qualquer possibilidade de quebra de confidencialidade e sigilo de seus documentos”, afirmou o órgão.