O Irã reconheceu na madrugada deste sábado que derrubou “por engano” um avião ucraniano matando todos os 176 passageiros a bordo, após inicialmente negar o incidente e chegar a dizer que seria “impossível” isso ter acontecido.

O Canadá, que tinha 57 cidadãos a bordo, e os Estados Unidos, disseram acreditar que um míssil iraniano derrubou a aeronave, embora tenham dito inicialmente que provavelmente teria sido um acidente.

Em resposta à reviravolta no Irã, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que queria um pedido de desculpas oficial e cooperação total, exigindo que os culpados ​​fossem responsabilizados.

“A República Islâmica do Irã lamenta profundamente esse erro desastroso”, escreveu o presidente iraniano Hassan Rouhani no Twitter, prometendo que os responsáveis ​​pelo incidente seriam processados. “Meus pensamentos e orações vão para todas as famílias de luto.”

Especialistas disseram que o crescente escrutínio internacional tornaria quase impossível esconder sinais de um ataque de míssil em uma investigação, além de que reconhecer o erro seria politicamente melhor para a imagem do país.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, escreveu no Twitter que “o erro humano no momento da crise causada pelo aventureiro EUA levou ao desastre”, citando uma investigação inicial das forças armadas sobre o acidente do Boeing 737-800.

Uma declaração militar iraniana, a primeira a indicar a mudança de posição do Irã, disse que o avião voou perto de um local militar sensível pertencente à Guarda Revolucionária de elite.

Ela disse que, na época, aviões haviam sido vistos no radar perto de locais estratégicos, o que levou a “maior atenção” nas unidades de defesa aérea, acrescentando que os responsáveis ​​seriam encaminhados para um departamento judicial nas forças armadas.

“Não há nada que você possa fazer para encobrir este caso”, disse Anthony Brickhouse, especialista em segurança aérea da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle e ex-investigador do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA. “Evidência é evidência.”

O ex-investigador de acidentes da Administração Federal de Aviação dos EUA, Mike Daniel, disse à Reuters: “Quando os fatos e as evidências começaram a aparecer, acho que se tornou inevitável que o governo do Irã aceitasse a culpabilidade”.