O presidente Jair Bolsonaro reagiu a um twitter publicado pelo Papa Francisco esta semana, onde o pontífice afirmou que a Amazônia “também é nossa”. Em sua live semanal, ao vivo, o chefe de Estado reiterou a soberania do Brasil sobre a maior parte do território florestal dividido com outros países, o que corresponde a 60% da posse.

“Foi criado nesta semana um conselho que visa proteger, preservar e desenvolver nossa Amazônia, o que é muito importante, adotar medidas preventivas contra qualquer ação que não esteja de acordo com as leis brasileiras. […] E mostrar para o mundo que estamos preocupados com a Amazônia, a Amazônia é nossa. Não é como o Papa tuitou ontem, não, tá?”, disse o presidente.

No dia anterior, o Papa Francisco havia publicado em seu Twitter: “Dirijo esta exortação ao mundo inteiro, para ajudar a despertar a estima e solicitude pela Amazônia, que também é nossa.”.

A declaração, ainda que não intencional, soou mais como uma provocação à soberania do Brasil, semelhante ao que o correu no ano passado, quando o presidente francês Emmanuel Macron falou em “internacionalização” da floresta.

Por fim, Bolsonaro reafirmou a soberania brasileira no território amazônico. “A Amazônia é nossa e queremos preservá-la e fazer com que possamos ser beneficiados com os recursos de forma sustentável”, concluiu.