Viúva da ex-vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro em 2019, Monica Benicio foi eleita para a câmara municipal do estado com mais de 22 mil votos. Ela falou sobre a campanha e a sua expectativa sobre o futuro na política.

“A minha eleição veio do desejo da cidade do Rio de devolver nas urnas a democracia que, na noite de 14 de março, tentaram tirar na bala”, disse ela em uma entrevista para a Universa, do portal UOL.

“Com certeza, houve muito apoio das mulheres e da população LGBT, a campanha foi pautada por bandeiras progressistas e feministas. Fiquei muito emocionada com o resultado. Essa é a maior bancada da história do PSOL e há muitas mulheres na esquerda”, destacou.

Monica afirmou que o seu desejo é pautar a carreira política com base nos ideais da sua ex-companheira. “Vou voltar a olhar os projetos da Marielle [eleita vereadora em 2016 com mais de 46 mil votos], vou cobrar da prefeitura que sejam efetivados, principalmente a PL da Visibilidade Lésbica, para que a data passe a integrar o calendário oficial da cidade”, afirmou.

Atualmente Monica já está noiva. Ela mantém um relacionamento com a cantora Marina Íris desde fevereiro desse ano, quando anunciou o romance em sua conta no Instagram, segundo o Observatório.