O general Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional do governo Bolsonaro, criticou na manhã deste sábado a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, após ela dar cinco dias para o presidente e o ministro da Defesa explicarem o emprego das Forças Armadas no combate aos incêndios na Amazônia.

“A Min Carmen Lúcia, do STF, acolheu ação de um partido político e determinou que Pres Rep e Min Defesa expliquem o uso das F Armadas, na Amazônia. Perdão, cara Ministra, se a Sra conhecesse essa área, sabe qual seria sua pergunta: ‘O que seria da Amazônia sem as Forças Armadas?'”, escreveu Heleno em sua rede social.

O pedido de explicação de Cármen, publicado na última quarta, 2º, se deu no âmbito de uma ação em que o Partido Verde (PV), ex-sigla de Marina Silva, questiona a presença dos militares na Amazônia, na Operação Verde Brasil 2.

A crítica de Heleno é também uma clara ironia contra a ministra, visto que, de fato, não resta dúvida de que do ponto de vista do conhecimento sobre o território amazônico, às Forças Armadas do Brasil possuem total e maior competência, bem como responsabilidade, tendo em vista a necessidade de proteção do país.