O jornalista Ricardo Noblat, da revista Veja, parece que não faz mais nenhuma questão de esconder o seu ódio contra tudo o que representa o governo do presidente Jair Bolsonaro, e isso inclui ministros como o da Educação, Abraham Weintraub.

Noblat mantém um blog na Veja, onde usa o espaço para a sua militância, e não para o jornalismo informativo. Nas redes sociais não é diferente. Em um twitter recente ele chamou o ministro Abraham Weintraub de “analfabeto funcional” e “desequilibrado”.

A declaração de Noblat foi feita ao comentar um twitter onde Weintraub desmente a especulação criada, entre outros, pelo próprio Noblat, de que o ministro sairia do MEC em 2020.

“MEC esvaziado indica saída de Weintraub em 2020. Principal assessora do ministro pediu exoneração nesta quinta; Weintraub sai de férias nesta sexta e fontes acreditam que não volte ao ministério”, escreveu o jornalista em seu Twitter.

Na mensagem onde rebate tais rumores, o ministro da Educação disse o seguinte:

“Diante dos resultados positivos que começam a aparecer e de minha total intransigência com o errado e o malfeito, esquerda e monopolistas entram em desespero. A mídia podre defende tais interesses e espalha mentiras. O ladrar desses cães é prova que estou no caminho certo.”.

Em reação à mensagem de Weintraub, Noblat escreveu: “Além de analfabeto funcional é um desequilibrado.”.

Fora de controle

O comentário do jornalista Ricardo Noblat vai além da mera crítica política. Ele cometeu um ato explícito de agressão moral diretamente contra um ministro de Estado. Observa-se que ao rebater a especulação da sua saída do MEC, Weintraub não se dirigiu especificamente a nenhum jornalista, tratando apenas de forma genérica a mídia.

Por outro lado, Ricardo Noblat não apenas “vestiu a carapuça”, como reagiu de forma delituosa, chamando Weintraub de “analfabeto” e “desequilibrado” diretamente em uma rede social associada ao seu blog na revista Veja. O ato é, sem dúvida, reprovável e passível de punição judicial, caso o alvo da ofensa queira reagir.