Eleições fraudadas na Bolívia, protestos violentos no Chile, possível ataque ecoterrorista com vazamento de óleo no Brasil, declaração de apoio ao Foro de S. Paulo feita pelo ditador Nicolás Maduro e a insinuação de levante contra o Estado partindo do senador petista Humberto Costa, tudo isso parece ter chamado atenção do General Heleno nesta quarta-feira (23).

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional usou sua conta no Twitter para fazer um alerta à população, aparentemente, em decorrências dos últimos acontecimentos não apenas no Brasil, mas no continente.

“Na América do Sul, estamos vivendo um momento difícil, em q a esquerda radical, desesperada pela derrota, vai jogar todas as suas fichas na mesa para conturbar a vida dos países da região. Vai tentar retornar ao poder de qq maneira e nos jogar no abismo em q nós paramos na porta”, escreveu Heleno.

A publicação de mais um militar do alto comando das Forças Armadas é outro sinal de alerta preocupante que vem à tona nesta quarta-feira, após o comandante da Marinha do Brasil e o presidente Bolsonaro cogitarem a possibilidade de que o vazamento de óleo no litoral nordestino foi um ataque ao Brasil.

Recentemente, o senador petista Humberto Costa aproveitou o cenário de caos nos países vizinhos para fazer uma publicação que foi interpretada por muitos como uma incitação de levante contra o Estado Brasileiro, o que significaria, na prática, uma violação à Lei de Segurança Nacional.

“A paciência do povo com a direita ultraliberal, fascista e entreguista está acabando em diversos lugares do mundo. @jairbolsonaro está com os dias contados. É questão de tempo. A hora do Brasil vai chegar. Anotem aí”, publicou o senador.

Apesar das ameaças veladas, a manifestação dos militares brasileiros parece deixar claro que às Forças Armadas, bem como o governo, estão atentos aos recentes acontecimentos, o que sem dúvida significa prontidão diante de quaisquer necessidades de reação contra possíveis inimigos externos e, principalmente, internos.