Paulo Guedes esteve em um evento onde foi anunciada uma nova modalidade de crédito imobiliário pelo presidente da Caixa Econômica nesta quinta-feira (20). Se trata de uma linha de crédito habitacional com taxa fixa e juros de 8% a 9,75% ao ano.

Ao comentar a inovação do lançamento de crédito, o ministro aproveitou para comentar uma polêmica criada pela mídia acerca de uma declaração sua sobre empregadas domésticas, quando Guedes utilizou como exemplo essas trabalhadoras para criticar o dólar muito baixo. (Entenda aqui).

“Quando fazemos política econômica estamos pensando em todos os brasileiros e particularmente nos mais humildes. O modelo antigo, com juros lá em cima, transformava os empresários, os empreendedores brasileiros, em rentistas, em vez de fazerem investimentos e criarem empregos”, disse o ministro ao falar da nova modalidade de crédito.

“E justamente as famílias mais humildes, empregadas domésticas inclusive, a quem eu peço desculpa se puder ter ofendido, dizendo que a mãe do meu pai foi empregada doméstica. Qual o problema de fazer uma referência como essa, mostrando que os preços estão empurrando a população em direções equivocadas?”, completou, segundo a EBC.

Quando se referiu a o dólar muito baixo, Guedes explicou que não é bom para o Brasil, uma vez que estimula mais o turismo externo do que interno. Ele voltou a falar sobre o assunto:

“Um Brasil cheio de belezas naturais e as pessoas pensando em não viajar para o Nordeste, por exemplo, porque estava 50% mais caro ir para o Nordeste brasileiro do que ir para o exterior”.