O policial militar Gabriel Monteiro, que também é youtuber, foi expulso da Polícia Militar por “deserção”, supostamente por ter faltado ao serviço militar do dia 22 ao 31 de julho desse ano.

A decisão por sua expulsão foi assinada pelo Secretário da PM, coronel Rogério Figueredo, com base no Código de conduta Militar, mas Gabriel Monteiro já gravou um vídeo apresentando documentos que comprovariam que ele não desertou, como alega a maioria dos noticiários da grande mídia.

O primeiro documento mostra uma perícia assinada pelo capitão da própria PM, o médico Marcelo Borges, em 23 de julho, concedendo um dia de afastamento a Gabriel. O segundo documento é do dia 29 de julho, assinado pelo tenente-coronel médico Luiz André, concedendo o afastamento ao PM por três dias, a contar do dia 28.

Ou seja, dia 31 de julho foi o dia de retorno do PM, o que ele alega que realmente ocorreu, o que justificaria o seu afastamento entre os dias 22 e 31 de julho. Confira os documentos abaixo e também o vídeo na sequência, onde Gabriel confronta o militar responsável pela assinatura da sua expulsão, segundo o JCO.