Xuxa vai publicar livro LGBT para crianças: “O amor é mais importante”

Xuxa vai publicar livro para crianças com a temática LGBT. Essa informação foi dita por ela durante uma entrevista com Otaviano Costa, no programa ‘Otalab’.

“Tem um (dos livros), que é o meu xodó, que é a história da Maia. Uma menina arco-íris, que tem duas mães, que é minha afilhada. Fiz esse livro pensando em tudo o que a gente está passando, tanto preconceito, tanta discriminação, tanta gente julgando as pessoas pelas suas escolhas, condições ou vontades”, disse ela.

“Aí eu tentei colocar de uma maneira lúdica, bonita. Para que as crianças possam entender que o amor é mais importante do que qualquer coisa”, argumentou Xuxa, segundo informações da Istoé. A notícia também foi repercutida pelo Observatório, do Bol, aqui, sob o título “Xuxa lançará livro LGBT para crianças”.

“Tenho certeza que muita gente vai ler e, de repente, repensar nas coisas”, destacou a apresentadora, revelando que também vai abordar assuntos como o veganismo.

A falácia do “vale tudo em nome do amor”

O argumento de Xuxa ao dizer que “o amor é mais importante do que qualquer coisa” não passa de uma falácia! O Opinião Crítica já abordou essa questão no texto “Toda forma de amor vale a pena? Entenda a armadilha ideológica dessa afirmação”.

É fundamental que o leitor leia o texto indicado no link acima para entender como grupos e ativistas estão utilizando o termo “amor” para justificar não os atos de amor, propriamente, mas de alienação ideológica e desconstrução das identidades, inclusive para a justificação de transtornos, como a pedofilia.

Xuxa está longe de ter alguma relevância acadêmica para tratar de questões de gênero e desenvolvimento psicossexual, o que aumenta a preocupação sobre o conteúdo que o seu livro poderá trazer, visto se tratar de uma leiga à luz da ciência.

O argumento de que “o amor é mais importante do que qualquer coisa” é exatamente o mesmo utilizado pelo ativismo pedófilo ao redor do mundo, veja aqui, entre outros absurdos de natureza social e moral.

A escolha é de cada um

Vale ressaltar que a opinião crítica em relação ao possível livro de Xuxa com temática LGBT para crianças se dá na esfera moral, social e psicoeducativa, e não na esfera jurídica (ao menos por enquanto).

Isso porque, conteúdos de natureza sexual, especialmente abordando temas delicados e que cientificamente estão distantes de qualquer consenso favorável, como o transtorno da identidade de gênero (disforia de gênero), não são matérias infantis para que sejam retratados de forma superficial, romantizada ou infantilizada.

Ainda assim, cabe a cada pessoa, pai e mãe, responsável que seja, decidir por conta própria confiar ou não o desenvolvimento afetivo e intelectual dos seus filhos a conteúdos como um livro de Xuxa com temática LGBT. A escolha é sua.