Ao mesmo tempo em que o novo coronavírus está causando medo nas pessoas, também está provocando a união em muitos aspectos, criando a oportunidade para que boas iniciativas façam a diferença na vida do próximo.

Este é o caso, por exemplo, dos moradores de um condomínio que resolveram oferecer ajuda aos vizinhos idosos. Como o público mais velho representa a faixa-etária de maior risco de morte nos casos de infecção com o coronavírus, a ideia é oferecer maior proteção para esse segmento.

“Olá vizinhos mais velhinhos, vocês não precisam sair de casa”, diz um cartaz colado no elevador do condomínio. “Se precisarem de algo da rua (padaria, mercado, farmácia), podem contar conosco”, diz o texto que circula nas redes sociais, destacando a hashtag #todosportodos

Logo abaixo do aviso foram postos os nomes dos moradores que oferecem o serviço, assim como o número de apartamento de cada um. Dessa forma, os idosos podem interfonar e pedir aos amigos solidários algo de que necessitam, sem precisar sair de casa.

Esse é um belo exemplo de união e solidariedade, compaixão e amor ao próximo em situações de crise. Uma lição que ensina o que há de mais precioso na humanidade, que são os relacionamentos, e algo que pode ser copiado por todos no Brasil inteiro. E você, vai fazer a sua parte?

Vizinhos oferecem ajuda para idosos nos condomínios. Reprodução: Facebook