O presidente Jair Bolsonaro avisou aos aliados que pretendem migrar para o partido Aliança Pelo Brasil que a iniciativa deverá ser “por amor”, visto que a futura sigla não poderá contar com recursos do fundo partidário nas próximas eleições.

“Vou começar um partido pobre, sem dinheiro, sem televisão, quem for para lá, vai por amor. É igual casamento, a gente casa por amor”, afirmou o presidente durante a sua live semanal no Facebook.

Bolsonaro enfatizou que a sua saída do PSL será amigável, desejando sucesso aos que permanecerem na sigla.  “É uma separação amigável. Boa sorte ao presidente do partido, àqueles que apoiaram o presidente do partido, que todos sejam muito felizes e sigamos cada um o seu caminho”, comentou Bolsonaro.

Para criar o novo partido Bolsonaro e aliados terão que agir muito rápido. Um levantamento feito pelo Poder360 revelou que o tempo médio para a criação de uma nova sigla é de três anos e meio, o que inviabilizaria o Aliança Pelo Brasil disputar às eleições municipais do próximo ano.

“Esse tempo leva em conta a coleta de assinaturas (pelo menos 490 mil distribuídas em 9 Estados), a tramitação do processo e o julgamento do no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, diz o editorial, revelando que o presidente possui agora menos de 140 dias para criar a nova sigla, caso pretenda disputar a corrida eleitoral do próximo ano.