O clima esquentou entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Dória, durante uma reunião virtual do presidente com os quatro governadores do Sudeste, na manhã desta quarta-feira (25). Na ocasião, Dória foi chamado de “demagogo”, “leviano” e acusado de usar o nome de Bolsonaro nas eleições de 2018.

Bolsonaro afirmou que Doria “virou as costas” para ele e que deveria “dar exemplo ao País e não dividir a nação em tempos de pandemia”. O presidente também acusou o governador de impedir o avanço do Brasil por causa das medidas de isolamento impostas no estado de São Paulo, principal região industrial do país.

“Se você não atrapalhar, o Brasil vai decolar e conseguir sair da crise. Saia do palanque”, disse Bolsonaro. A declaração foi dada na presença de todos os governadores da região, por videoconferência, e foi gravada por órgãos de imprensa.

Antes da reação do presidente, Doria havia iniciado a sua fala criticando a postura de Bolsonaro durante o seu pronunciamento oficinal na noite anterior. “Sem diálogo não venceremos a pior crise de saúde pública da história de nosso País. Bolsonaro, início na condição de cidadão, de brasileiro, lamentando seu pronunciamento de ontem [terça] à noite à nação”, disse o governador.

Na sequencia, Doria deu a entender que estaria falando por ele e os demais governadores, e que a presença dos mesmos na reunião não incluiria o respeito ao presidente. “Nós estamos aqui, os quatro governadores do Sudeste, em respeito ao Brasil e aos brasileiros, e em respeito também ao diálogo e ao entendimento”, afirmou o governador. Assista abaixo: