Na quinta-feira (19), o site O Antagonista divulgou que o senador Elmano Férrer (Podemos) retirou sua assinatura do pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lava Toga. Na parte da tarde, o mesmo site publicou uma entrevista com o senador Jorge Kajuru que afirmou ter ficado decepcionado com a decisão de Elmano.

“É uma grande decepção. Disse que ele era corajoso, ele prometeu que não tiraria. Com a pressão do jeito que está, não coloco mais a mão no fogo por ninguém”, disparou.

“Tem cara que assina para negociar. O Brasil precisa saber: o cara assina só para depois negociar a retirada”, completou Kajuru que ao ser questionado se estava falando de Férrer, respondeu: “não tem provas”.

Com o recuo de Elmano, não há assinaturas suficientes para a abertura da CPI, que precisa contar com o apoio de 27 senadores e agora passa a ter apenas 26 nomes.

A CPI tem como objetivo investigar ‘condutas ímprobas, desvios operacionais e violações éticas’ por parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e por membros de tribunais superiores.

No último sábado (14), em entrevista ao GP1, Elmano Férrer confessou que estava sofrendo pressão para retirar a assinatura, no entanto, afirmou que era o 27º signatário do pedido de instalação da CPI. Com informações: GP1