O presidente da República, Jair Bolsonaro, usou suas redes sociais nesta terça-feira (18) para comemorar mais um índice numérico que aponta a recuperação da economia brasileira. Se trata da queda do risco-país para 93 pontos, o que significa o menor nível desde 2008.

“Risco-país cai a 93 pontos, menor nível em 12 anos. A União levantou R$29,5 bilhões em privatizações em janeiro de 2020. O objetivo para o ano é de R$150 bilhões. Empregos avançam e o Governo segue desinchando o estado extremamente burocrático. Temos tudo para crescer!”, comentou o presidente.

O índice CDS (Credit Default Swap) é uma unidade de medida que serve como referência para os investidores internacionais. Através desse índice é possível avaliar o risco oferecido em determinados países. Quanto maior a pontuação, maior é o risco envolvido.

Desde o ano 2013 o risco-país do Brasil só fazia crescer. Para o leitor ter uma ideia, em 2015 chegou a 494 pontos, prejudicando radicalmente a atração de investimentos estrangeiros. 

Com a nova política econômica do governo atual, encabeçada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a queda dos juros, o controle da inflação e a execução de reformas políticas importantes, como a da Previdência, ajudaram a modificar este cenário.