Conhecido por seus comentários polêmicos, o presidente nacional do PDT, Roberto Jefferson, foi condenado a pagar R$ 50 mil por danos morais contra o ministros do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

Em um vídeo que circulou pelas redes sociais, Jefferson aparece chamando Moraes de “Xandão do PCC”, em referência a organização criminosa Primeiro Comando da Capital. Além disso, o político insinuou que a esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes, que também é advogada, teria facilidades pela função ocupada pelo marido.

“Dona Vivi era piloto de fogão” e tornou-se a “maior jurista do Brasil”, disse Jefferson. Como resultado, o político também foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização à Viviane. Para Christopher Alexander Roisin, juiz da 1ª Vara Cível do Foro Central Cível de São Paulo responsável pela decisão, o político extrapolou o seu direito à liberdade de expressão.

“Ao insinuar que o autor pratica advocacia administrativa em benefício de clientes da autora, sem apresentar provas, foge-se dos limites constitucionais da livre manifestação do pensamento”, concluiu o magistrado.