Desde quando os brasileiros resolveram sair dos bastidores da política nacional para ir às ruas protestar em favor dos seus direitos e anseios, entre 2013 e 2014, o país já não é mais o mesmo. De lá para cá, os políticos agora são pressionados de várias formas, como através de placas de apoio ao pacote anticrime do ministro Sérgio Moro.

Os outdoors de apoio ao pacote anticrime estão se espalhando pelas ruas do Brasil, e isso está ganhado força porque o próprio ministro Sérgio Moro tem feito questão de divulgar a iniciativa dos populares, publicando em sua rede social alguns dos locais onde o material é encontrado.

“#Projetoanticrime, apoio do bom povo de São Bernardo do Campo/SP. Não poderia faltar”, escreveu Moro horas atrás. Em outra postagem, o ministro destacou a presença de mais nove outdoors apenas em Belo Horizonte, Minas Gerais.

“‘Belo Horizonte, Minas e o Brasil juntos contra a corrupção’. Abaixo localização dos nove outdoors de apoio espontâneo. Grato”, ressaltou o ministro. “Apoio do Piauí. Ah, também apoio à execução da condenação criminal em segunda instância. Fundamental”, postou Moro já em outra ocasião.

A “onda” de placas de apoio ao pacote anticrime é uma forma encontrada pela população de pressionar o Congresso Nacional pela aprovação do projeto criado por Moro e entregue ao Parlamento em fevereiro deste ano.

As medidas, que incluem alterações em 14 leis, como o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, a Lei de Crimes Hediondos, o Código Eleitoral, entre outros, são consideradas uma das vitrines do atual governo e fundamental para o avanço no combate à corrupção.

Apesar dos esforços do governo, especialmente do próprio Sérgio Moro, o grupo de trabalho criado em março pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), excluiu alguns artigos do projeto original enviado pelo ministério.