O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de uma audiência pública na CMO (comissão mista de Orçamento) no Congresso na última quarta-feira (25), onde falou sobre a situação econômica do país durante os nove primeiros meses de gestão da sua pasta.

“A economia já está se movendo. Isso leva um tempo, mas ela já começou a se mover. Os resultados já estão vindo acima do esperado nas receitas, nos impostos. Agora, continuamos com o desafio do dinheiro carimbado. E esse dinheiro carimbado esvaziou as atribuições da classe política”, disse o ministro.

O avanço é resultado de uma política de aprimoramento de despesas, onde apenas os serviços essenciais ao país são mantidos. A expectativa do Planalto é obter uma economia de R$ 37 bilhões cortando gastos excedentes para o atual contexto.

“Nós, juntos, temos que avaliar quais dessas despesas que estão carimbadas merecem seguir indexadas. Por exemplo, o salário mínimo. O presidente já falou: ‘Esse tem que seguir indexado’. Ok”, disse Paulo Guedes, se referindo aos gastos que serão mantidos.

“Educação básica? Essa vamos seguir com isso também. De repente, saúde preventiva? Sim. A outra? Vamos conversar a respeito. O Congresso tem que assumir o controle orçamentário da República”, destacou o ministro, segundo o Folha PE. “Assumir esse desafio de controlar os orçamentos públicos é o grande desafio que pode levar esse congresso para a história”.