O escritor Olavo de Carvalho saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro através das suas redes sociais, após a saída de Sérgio Moro do ministério da Justiça e Segurança Pública, na sexta-feira, 24.

Olavo afirmou que Moro estaria se alinhando com seus antigos adversários e traindo o presidente, quem o apoiou durante toda a sua gestão enquanto ministro.

“Sérgio Moro se alia aos que o achincalharam e trai aquele que o defendeu. É um moleque sem caráter, um lixo falante”, escreveu Olavo. Na sexta-feira, o homem tido como uma das figuras mais influentes sobre o governo já havia se posicionado contra o agora ex-ministro.

“A cultura política do juiz Moro sempre foi deficiente. Ele nunca entendeu nada das situações em que se envolvia, e nunca teve humildade e iniciativa de me pedir que as explicasse”, afirmou Olavo na ocasião.

Olavo fez uma série de publicações criticando o ex-ministro: “Moro mostrou ser mais devoto à sua biografia do que à pátria (…), ele mentiu contra o presidente da República e deve ser processado, sem dó nem piedade”, escreveu.

O filósofo, que tem como uma das características se colocar de forma intelectualmente superior aos seus adversários, também argumentou que Moro seria apenas um “ignorante especializado”, sem um preparo acadêmico de alto nível, como os fãs do ex-juiz geralmente o enxergam.

“Moro sempre foi apenas um jurista regularmente bem preparado, mas totalmente desprovido de cultura histórica, literária, filosófica e política. Um ignorante especializado”, afirmou Olavo.