A subprocuradora-geral da República Deborah Duprat não integra mais o Conselho Nacional de Direitos Humanos. No lugar dela, assume o secretário de Direitos Humanos da PGR, Ailton Benedito.

A substituição foi feita nesta segunda-feira (02) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras – que é, nos termos da lei, o membro titular do Conselho. Deborah é Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), posto que tem ocupado a suplência do PGR no Conselho há alguns anos.

Antes da subprocuradora, outros procuradores federais dos direitos do cidadão exerceram a função por atribuição do procurador-geral da República. A substituição significa um giro de 180 graus no perfil da PGR no Conselho, informa a Veja.

Deborah e Benedito estão em lados opostos nas questões de relativas aos direitos humanos, e travam embates dentro do MPF. A procuradora causou polêmica no passado, por exemplo, por sugerir que “os filhos não pertencem à família” durante um debate sobre o movimento Escola Sem Partido.

“Um outro aspecto, para eu não me alongar demais, é essa percepção equivocada de que a criança pertence a família. Que a família tem o poder absoluto sobre a criança (…) Não é verdade!”, disse ela

Duprat também é crítica da operação Lava Jato e do Escola Sem Partido, além de se mostrar favorável à agenda LGBT no país. A colunista do Opinião Crítica, professora Giuliana da Matta, já escreveu uma breve análise sobre a postura da procuradora, vista por muitos como uma verdadeira militante da esquerda no MPF. Leia: Déborah Duprat, a iluminista