O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, tomou uma decisão nesta terça-feira (26) que deverá alimentar ainda mais atenção entre o poder Executivo e o Judiciário, ao determinar que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, preste depoimento à Polícia Federal no prazo de cinco dias.

A determinação de Moraes visa, segundo o ministro, esclarecer a crítica feita por Weintraub ao STF durante a reunião ministerial do dia 22 de abril. “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF”, disse ele. 

Moraes tomou a decisão no âmbito do inquérito das “fake news”, processo esse fortemente criticado por aliados do governo e proprietários de mídias alternativas, os quais acusam a intenção de se estabelecer uma ditadura da opinião no país.

“Diante do exposto, determino que Abraham Weintraub, atualmente exercendo o cargo de Ministro da Educação, seja ouvido pela Polícia Federal, no prazo máximo de 5 (cinco) dias para prestar esclarecimentos sobre a manifestação acima destacada”, escreveu Moraes, segundo O Tempo.

“A manifestação do Ministro da Educação revela-se gravíssima, pois, não só atinge a honorabilidade e constituiu ameaça ilegal à segurança dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, como também reveste-se de claro intuito de lesar a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado de Direito”, detalhou Moraes.

A decisão de Moraes abre margem para mais uma polêmica envolvendo o Supremo Tribunal Federal, visto que a crítica feita por Weintraub se deu em um ambiente privado e durante uma reunião do poder Executivo, a qual jamais teria seu conteúdo exposto, senão por meio de ordem judicial do próprio STF, como foi o caso.