O presidente Jair Bolsonaro esteve discursando nesta quinta-feira (21) na convenção nacional do partido Aliança pelo Brasil, em Brasília, considerado o evento oficial de lançamento da nova sigla criada pelo presidente e seus aliados.

Na ocasião, o chefe de Estado brasileiro fez jus ao perfil conservador da legenda, destacando, por exemplo, como os criminosos devem ser vistos, apresentando uma visão bem diferente da exposta pelo ex-presidente Lula em discurso recente sobre “ladrão de celular”.

“Não adianta alguém estar muito bem de vida, financeiramente, se está preocupado com seus familiares, em ser assassinado em uma esquina por um ladrão de celular. Ladrão de celular tem que ir pro pau.”, disse Bolsonaro.

A declaração de Bolsonaro é bem diferente da que o ex-presidente Lula apresentou em um discurso recente, onde ele disse que não pode “ver mais jovem de 14, 15 anos, sendo assassinado pela polícia porque roubou um celular”, ou seja, amenizando a gravidade do crime.

O presidente também lembrou o projeto de lei apresentado por ele esta semana, que confere maior segurança jurídica para os militares durante a legítima defesa. 

“Foi protocolado há poucos minutos na Câmara dos Deputados um projeto nosso que fala do excludente de ilicitude para o pessoal que está no artigo 44 da constituição, Polícia Civil, Polícia Militar. Em operação, você responde, mas não tem punição. Vamos depender agora, meus parlamentares, de aprovar isso lá. Será uma grande guinada no combate à violência no Brasil.”, destacou o presidente.