Um simples questionamento! Foi isso o que fez o senador Jorge Kajuru através de uma rede social, levantando uma dúvida que certamente deverá incomodar muitos adversários: “Quais motivos de nunca terem investigado nada dos filhos de Lula e Fernando Henrique Cardoso [FHC]?”, perguntou.

A declaração de Karjuru se dá em um contexto onde os filhos do presidente Jair Bolsonaro são alvos de fortes críticas, especialmente o vereador Carlos Bolsonaro, acusado de coordenar um suposto “gabinete do ódio” nas redes sociais contra adversários políticos.

Kajuru, portanto, expõe o contraste na forma como a grande mídia e a própria classe política trata seus opositores, visto que os filhos do ex-presidente Lula, por exemplo, já foram envolvidos em suspeitas de crimes cometidos, como a lavagem de dinheiro, mas sem que tivessem ampla repercussão nos noticiários.

“A PF (Polícia Federal) apura se empresas fantasmas pertencentes aos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram usadas para lavar dinheiro de propina. As investigações apontam que os irmãos organizavam pagamentos ilegais em um grupo de troca de mensagens chamado ‘Lulets'”, informou uma matéria do R7 em dezembro passado.

Já quanto ao ex-presidente FHC, “em 2016, em delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró afirmou que a presidência da Petrobras durante o governo Fernando Henrique Cardoso lhe orientou que fechasse contrato com uma empresa ligada ao filho de FHC, Paulo Henrique Cardoso”, informou a Gazeta do Povo em janeiro de 2019.

Observa-se que nos dois casos mencionados às suspeitas em relação aos filhos dos ex-presidentes se deram/dão com base em suposta corrupção, enquanto no governo atual toda a polemização envolvendo a família Bolsonaro se dá por questões de “fake news”, termo esse que nem possui tipificação no Código Penal Brasileiro.