A deputada Janaína Paschoal (PSL-SP) concedeu uma entrevista para a jornalista Leda Nagle na semana passada, onde falou sobre diversos assuntos do cenário político e pandêmico brasileiro. Na ocasião, ela também acusou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de fazerem “ditadura” no Brasil.

Janaína estava comentando sobre o fato de que muitos médicos foram criticados e taxados como propagadores de “fake news” por suas visões divergentes em relação ao tratamento do coronavírus, chamando atenção para a falta de liberdade em poder abordar o assunto abertamente.

Nagle, por sua vez, concordou e disse que não esperava “viver duas ditaduras” no Brasil, explicando que a classificação do que é ou não fake news se tornou uma arma usada para prejudicar quem possui visões divergentes [o Opinião Crítica já foi vítima disso, veja aqui]. Foi nesse contexto que Janaína, então, fez o seguinte comentário:

“Sabe o que é interessante? É o seguinte: as pessoas falam tanto que têm medo do presidente, que o presidente é autoritário, mas vejam… quem está fazendo essa ditadura não é ele, não é ele… são os meios de comunicação, são os formadores de opinião, o Supremo Tribunal Federal”.

Janaína continuou: “Então é muito curioso que anunciem pro mundo que ele é um risco pra uma ditadura, sendo que a ditadura vem sendo feita pelas plataformas digitais, não por ele. Eu tenho ‘n’ críticas a ele, mas essa não (risos). De que ele é ditador? Não. Pelo contrário, ele trabalha muito em prol dessa liberdade”. Assista, a partir do minuto 25: