A deputada Janaína Paschoal usou suas redes sociais para fazer um alerta sobre a contaminação com o novo coronavírus nos presídios do país. Segundo a parlamentar, o vírus já está nesses locais e é necessário o governo determinar a proibição das visitas aos detentos.

“Acabo de ler que já há presos e funcionários contaminados por visitantes. Eu venho avisando! Isso é irresponsabilidade! Medidas drásticas precisam ser tomadas em São Paulo!”, afirmou a deputada. “Outros estados proibiram visitas!”.

“Eu não me conformo! Precisamos proibir visitas em presídios e, a depender, nos hospitais. Precisamos mandar fechar vários estabelecimentos e não só recomendar o fechamento! Não é possível!”, criticou Janaína. Recentemente o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marcos Aurélio, apoiou uma ação impetrada pelo PSOL que pede a soltura de presos.

Detentos com quadro de HIV, diabetes, tuberculose, câncer, doenças respiratórias, cardíacas, imunodepressoras ou que podem ser agravadas a partir do contágio pelo coronavírus seriam promovidos ao regime domiciliar. A decisão final, contudo, tomada em plenário, não acatou o pedido, segundo a Folha de S. Paulo.

Neste sentido, Janaína acredita que um meio de evitar uma contaminação em massa e morte dos presidiários é proibindo as visitas dos parentes e outros. “Peço, encarecidamente, ao Governador do Estado de São Paulo, que suspenda a visita aos presos, ao menos até o final de março. Não se trata de castigo. Trata-se de medida de saúde, em prol dos próprios presos, dos visitantes, dos funcionários e de seus familiares”, defende a deputada.