A deputada estadual e advogada Janaína Paschoal (PSL-SP) usou suas redes sociais para criticar a quantidade de brigas internas entre os apoiadores do governo. A parlamentar usou como exemplo uma matéria da Folha de S. Paulo em que Lula aconselha petistas a evitar briga interna por candidatura no estado.

“Não sei se essa notícia procede. Mas, se for procedente, é um bom exemplo da superioridade da ‘esquerda’ relativamente à ‘direita'”, observou Janaína, se referindo à capacidade de articulação que os esquerdistas possuem em comparação com os direitistas.

“O lado de lá (bem ou mal) trabalha para unir. O lado de cá só consegue separar e enfraquecer. Paciência!”, completou a deputada. Na matéria que Janaína usou como exemplo o ex-presidente Lula mostra preocupação com brigas entre os esquerdistas pela Prefeitura de São Paulo.

“Lula falou da necessidade de manter o partido unido e sugeriu que os postulantes gastem mais energia com a campanha do que com a disputa no próprio quintal”, diz um trecho da reportagem.

Ao falar da “superioridade” da esquerda, Janaína Paschoal não se referiu à questão ideológica, mas sim política, no sentido de organização em prol de objetivos comuns, algo que parece ser uma grande dificuldade na direita.

Em 2019, algumas pessoas que inicialmente apoiaram o presidente Jair Bolsonaro fizeram mais críticas do que elogios, assumindo em definitivo uma postura de oposição e não de contribuição. Entre essas figuras estão parlamentares e também influenciadores, certamente os alvos da crítica de Janaína.