A repercussão da matéria da rede Globo que associa o presidente Jair Bolsonaro ao caso Marielle Franco começa a surtir efeitos negativos contra a emissora, após um desabafo feito pelo chefe de Estado brasileiro nas redes sociais, fazendo com que a hashtag #globolixo alcance os chamados “topic trends” mundial do Twitter.
Na consulta feita pelo Opinião Crítica minutos atrás, o termo #globolixo aparece em quarto lugar, com mais de 240 mil menções, segundo o Trends24. Já considerando apenas o Brasil, a hashtag contra a Globo aparece disparada em primeiro lugar, se mantendo assim desde a noite de ontem (29).
Os topic trends funciona como um ranking dos assuntos mais citados no Twitter, sendo uma referência sobre a maneira como o público reage a eles. Com isso, a hashtag #globolixo é um indicativo concreto de que a maior parte da população brasileira encarou de forma negativa à matéria da Globo, dando apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
A referência também é ruim para a Globo do ponto de vista comercial, visto que a emissora depende de patrocinadores para veicular sua programação. Se a reação do público se refletir em uma queda significativa de audiência, parte desses patrocínios pode se perder, resultando em prejuízo financeiro.
Hashtag #GloboLixo indica apoio a Bolsonaro
A hashtag “GloboLixo” é resultado de um desabafo do presidente Bolsonaro na última noite (29), após ter o seu nome vinculado ao caso Marielle Franco em uma reportagem da emissora. O presidente se emocionou e disse estar sendo perseguido, chamando de “canalhas” os mentores da empresa.
Para entender como Bolsonaro sai fortalecido desse episódio, leia: “Um tiro pela culatra: ataque fortalece Bolsonaro com desabafo que une apoiadores“.