A reforma ministerial anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira (29) provocou uma série de reações na classe política e sociedade em geral, despertando algumas especulações, como a de que o líder do Executivo estaria visando decretar Estado de Defesa no país.

Bolsonaro colocou no ministério da Justiça, por exemplo, um delegado da Polícia Federal próximo da sua família, assim como substituiu o então ministro da Defesa, Fernando Azevedo, pelo general Braga Netto, considerado mais íntimo do presidente.

Também já existe a informação de que Bolsonaro pediu a demissão do atual comandante do Exército, general Edson Leal Pujol. Estas movimentações fizeram o deputado federal Otoni de Paula acreditar que o presidente está “se preparando pra guerra”.

“José Levi, ministro-chefe da Advocacia Geral da União, foi demitido. Para seu lugar, irá André Mendonça, que deixa o Ministério da Justiça e volta à AGU. Parece que o PR @jairbolsonaro entendeu o que está acontecendo e está se preparando pra guerra”, afirmou o parlamentar em sua rede social.

Nesta terça-feira os comandantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) estão reunidos pela segunda vez, agora com o novo ministro da Defesa, onde avaliam a possibilidade de renúncia conjunta dos seus respectivos cargos, o que seria algo histórico. O dia promete!