Uma nova pesquisa de intenção de votos elaborada pela Exame/IDEIA, revelou que o atual presidente Jair Bolsonaro seria reeleito em todos os cenários avaliados, caso a eleição presidencial de 2022 fosse hoje.

Na simulação do 1° turno, o presidente ficaria com 31%, seguido pelo ex-presidente Lula (17%). Já em um 2º turno, Bolsonaro ganharia de Lula com 42% dos votos, ante 31% do oponente petista.

Além de Lula, a pesquisa também apresentou opções como Sérgio Moro (13%), João Doria (3%), o ex-ministro da Saúde, Luís Henrique Mandetta (4%) e a ex-candidata Marina Silva, que aparece com apenas 2% das intenções no primeiro turno.

Em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Moro, o presidente ganharia com 38%, contra 31% do ex-ministro. Esta possibilidade, no entanto, parece mais improvável dado à fragmentação dos votos no cenário de 1° turno, caso a disputa ocorresse com a presença do ex-presidente Lula.

As famílias com renda superior a cinco salários mínimos são as mais inclinadas a votar em Bolsonaro (35% das intenções de voto), assim como os moradores do Sul e Centro-Oeste (35%) e os brasileiros que completaram apenas o ensino fundamental (41%, diante de 29% daqueles que cursaram o ensino fundamental e médio), segundo a Exame.

Bolsonaro é reeleito em todos os cenários de 2022, aponta pesquisa Exame/IDEIA
Bolsonaro é reeleito em todos os cenários de 2022, aponta pesquisa Exame/IDEIA