O presidente Jair Bolsonaro fez a sua primeira live semanal de 2021 na última quinta-feira, onde abordou pontos sensíveis como a conturbada eleição nos Estados Unidos e a possível adoção do voto impresso no Brasil para 2022.

Segundo o presidente, o conflito na eleição dos EUA se deve à desconfiança quanto ao processo eleitoral, algo que pode ser evitado no Brasil com a adoção do voto impresso, visto como um recurso de segurança adicional ao voto 100% eletrônico, como é atualmente no país.

“Voto impresso. Não inventei isso agora. Desde 2015 que trabalhamos nessa questão. E olhe só, em 18 novembro de 2015 foi levado em votação um veto ao voto impresso. E o Congresso derrubou o veto (…) E voltou a valer o voto impresso, que seria colocado em prática em 2018”, explicou o presidente.

Na sequência, Bolsonaro afirmou que o STF teria interferido na decisão do Congresso ao tomar uma decisão alegando que o voto impresso seria inconstitucional.

“Isso acabou não acontecendo porque o nosso Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu dizer que era inconstitucional. É uma interferência? É uma interferência. E por que é inconstitucional?”, questionou.

Citando a eleição turbulenta dos EUA, Bolsonaro defendeu que o Brasil evite desconfianças em 2022, sugerindo inclusive que estariam organizando uma “fraude” para a eleição desse ano, mas sem entrar em detalhes técnicos sobre o assunto.

“Os problemas que aconteceram nos Estados Unidos? Qual a origem? O problema é a desconfiança. E lá podia ser feito em grande parte uma auditoria. E mesmo assim não foi feito”, afirmou. Assista: