O clima de tensão entre o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e as Forças Armadas do Brasil, parece ter obtido mais uma reação nesta quarta-feira (15), dessa vez do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Bolsonaro fez uma publicação destacando uma série de atuações do ministro interino do Ministério da Saúde, general Eduardo Pazuello, o qual foi o alvo das críticas feitas por Gilmar Mendes no último sábado, quando associou o Exército do Brasil a um suposto “genocídio”.

Ao afirmar que Pazuello “é um predestinado, nos momentos difíceis sempre está no lugar certo para melhor servir a sua Pátria”, Bolsonaro deixa claro que a sua nota contraria a opinião do ministro do STF, ainda que não tenha citado o seu nome.

Na prática, o presidente se alinha com às Forças Armadas, que esta semana também já emitiu uma nota de repúdio a Gilmar Mendes e encaminhou denúncia para a Procuradoria-Geral da República contra o ministro. Leia abaixo a íntegra do texto publicado por Bolsonaro:

“TODOS NÓS QUEREMOS O MELHOR PARA O BRASIL.

– O Gen Pazuello é formado na Academia Militar das Agulhas Negras, na arma de Intendência, possuindo mais de 40 anos de experiêncial em logística e administração.

– Em 2014/2015 na sua primeira grande missão como Oficial General foi na criação do Centro de Obtenções do Comando Logístico do Exército.

– Em 2016, nos JO Rio 2016, o Gen Pazuello e sua pequena equipe foram convocados para a gestão da Logística Olímpica e Financeira na parte de Segurança e Defesa. A competição foi um sucesso e elogiada no mundo todo.

– Entre 2018 e 2020, a situação de Roraima foi agravada com um crescente número de venezuelanos fugindo da ditadura e fome de Maduro. Também lá o Gen Pazuello ficou à frente da Operação Acolhida. A ONU e o mundo elogiam até hoje as ações do Exército na região.

– Quis o destino que o Gen Pazuello assumisse a interinidade da Saúde em maio último. Com 5.500 servidores no Ministério o Gen levou consigo apenas 15 militares para a pasta. Grupo esse que já o acompanhava desde antes das Olimpíadas do Rio.

– Pazuello é um predestinado, nos momentos difíceis sempre está no lugar certo para melhor servir a sua Pátria.

– O nosso Exército se orgulha desse nobre soldado.”