O presidente Jair Bolsonaro falou hoje (04) com jornalistas na saída do Palácio da Alvora, como de costume, e comentou o que pensa das próximas eleições ao ser questionado sobre a importância de ter dinheiro para a campanha partidária.

A pergunta se deu diante da notícia de que o Congresso pretende ampliar para R$ 3,8 bilhões o valor do fundo eleitoral destinado a financiar as campanhas municipais de 2020. O valor é quase o dobro do que havia sido indicado pelo governo, o que também contraria o desejo da maioria da população.

“Eu acredito que, hoje em dia, com a tecnologia que nós temos, o dinheiro em si não vai fazer mais diferença”, disse o presidente, ressaltando em seguida que o eleitor atualmente vota com base na reputação dos políticos, tendo em vista a quantidade de informações hoje disponíveis na internet.

“É mais a confiança que o eleitor tem em sua imagem e a análise da vida pregressa. Eu já vi deputado federal gastando R$ 15 milhões na campanha e não chegar [a vencer]”, completou Bolsonaro.

Se aprovado o aumento do fundo partidário pelo Congresso, Bolsonaro ainda possui o poder de vetar a proposta, feita pelo deputado federal Domingos Neto (PSD-CE). “Geralmente, essas questões políticas é o Parlamento que decide. Não sei se vai ser aprovado”, concluiu o presidente.