O presidente Jair Bolsonaro comemorou na manhã de hoje a inauguração do novo caça da Força Aérea Brasileira, o Gripen F39E, que deverá substituir toda a frota dos atuais caças F5 que que fazem a defesa do espaço aéreo do país.

“2020 será um ano marcante da Força Aérea Brasileira, fomos capazes de colocar no ar dois vetores que podem transformar de forma irreversível nossa operacionalidade e nossa capacidade logística e de afirmar nossa superioridade nos 22 milhões de km2 de espaço aéreo, indispensável à nossa soberania”, afirmou o presidente.

A solenidade de inauguração serviu para marcar o Dia do Aviador, além de demonstrar a nova aeronave, considerada uma das mais avançadas do mundo. Em parceria com a Suécia, Brasil implementará novos recursos tecnológicos no caça, tornando-o ainda melhor ao longo dos anos.

O presidente também citou o cargueiro KC-390, um dos maiores aviões militares do mundo, também da Força Aérea, que veio para substituir os antigos Hércules.

“Incorporamos duas aeronaves estratégicas, KC-390, e o Gripen. É uma demonstração cabal que, com liberdade e comprometimento, o sonho de nosso povo está ao alcance de todos”, afirmou o presidente na cerimônia. Assista abaixo:

Assista AO VIVO voo inaugural do novo caça brasileiro F-39E Gripen em Brasília