A decisão monocrática (isolada) do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em anular todas as condenações do ex-presidente Lula no âmbito da operação Lava Jato, nesta segunda-feira (08), repercute como uma bomba no mundo político e já foi comentada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Fachin, que já apareceu em gravações no passado manifestando apoio ao PT, antes de se tornar ministro do STF (inclusive tendo feito campanha para Dilma Rousseff) foi citado pelo presidente como alguém que tem uma “forte ligação” com o partido de esquerda.

“Qualquer decisão dos 11 ministros, é possível prever o que eles pensam e colocam no papel. O ministro Fachin tem uma forte ligação com o PT, não nos estranha uma decisão nesse sentido. É uma decisão Foi monocrática, mas vai ter que passar pelo plenário para que tenha a devida eficácia”, disse Bolsonaro em entrevista a CNN Brasil.

Com a decisão de Fachin, Lula poderá recuperar seus direitos políticos e até mesmo disputar a presidência em 2022, mas Bolsonaro também lembrou a situação do país durante os governos petistas e disse acreditar que a população rejeitará qualquer candidatura petista neste sentido.

“Foi uma administração catastrófica a do PT no Governo. Acredito que o povo brasileiro sequer quer um candidato deles em 2022, muito menos elegê-lo”, afirmou o presidente, segundo informações do El Pais.

Em nota, a defesa de Lula comemorou a absolvição do líder petista. “A decisão que hoje afirma a incompetência da Justiça Federal de Curitiba é o reconhecimento de que sempre estivemos corretos nessa longa batalha jurídica”, diz um trecho. Veja abaixo um vídeo onde Fachin aparece falando em apoio à ex-presidente Dilma: