No início de novembro passado o presidente Jair Bolsonaro autorizou mediante decreto a eliminação do seguro DPVAP, uma taxa que até então todos os proprietários de veículos deveriam pagar obrigatoriamente. O valor garante ao proprietário o direito de ser ressarcido em caso de acidente no trânsito, como através do custeio de despesas hospitalares.

Entretanto, grande parte da população se manifestou favorável à exclusão do seguro, visto que a maioria não faz uso do mesmo e reclama da sua obrigatoriedade. Ou seja, muitos preferem a liberdade de poder escolher um seguro privado, se precisar, ou mesmo nenhum, em vez de ser obrigado a pagar mais uma taxa ao Estado.

Partidos de esquerda, no entanto, discordaram da medida do governo, alegando que os atendimentos no Serviço Único de Saúde ficarão prejudicados com o fim do seguro, visto que parte da arrecadação do mesmo é destinada para esse destino.

Um dos partidos que entraram com recurso contra a decisão de Bolsonaro foi a Rede, da ex-candidata à presidência Marina Silva. Como resultado, na última sexta-feira (21), o Supremo Tribunal Federal derrubou o decreto presidencial, fazendo retornar o seguro obrigatório.

Marina Silva, por sua vez, comemorou o retorno da taxa obrigatória em sua redes social: “Vitória da REDE! O STF deu parecer favorável à ação da Rede Sustentabilidade contra a Medida Provisória do presidente Bolsonaro que extinguia o DPVAT”, escreveu ela.

A reação dos internautas foi quase unânime em criticar a ex-senadora. “Vitória da corrupção vc quis dizer????”, escreveu uma seguidora, compartilhando a informação de uma matéria revelando que o “Seguro Obrigatório DPVAT faturou R$42,2 bilhões nos últimos 11 anos, de acordo com a própria entidade, e seus ricos proprietários botaram no bolso 12% desse total, ou sejam, R$5,06 bilhões”.

“Que comemoração estúpida! Quer dizer que com a Vitória da Rede eu tenho que pagar a DPVAT mais o seguro privado? Vocês cada dia mais longe dos interesses e necessidades das pessoas”, criticou outro internauta.