Com a anulação da condenação do ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine pelo Supremo Tribunal Federal (STF), outras 32 sentenças poderão seguir o mesmo entendimento e serem anuladas. Entre elas, está a decisão que levou Luiz Inácio Lula da Silva à prisão.

Os processos com mesmo prazo para apresentação de alegações finais envolvem 143 dentre os 162 réus condenados nos últimos cinco anos pela Lava Jato. Os números foram divulgados nessa quarta-feira (29/08/2019) pela força-tarefa em Curitiba, que se mostrou contrária à decisão do Supremo. O argumento utilizado pelos ministros é de que a medida é uma forma de garantir o direito à ampla defesa.

No caso de Lula, tratou-se de uma condenação pela juíza Gabriela Hardt a 12 anos e 11 meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção. O processo tramita em segunda instância, mas ainda não foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Se for anulada, ele volta para a fase de alegações finais, em primeira instância.

A defesa de Lula protocolou, no fim do ano passado, um documento pedindo para apresentar alegações finais no processo após a apresentação dos réus. Porém, o pedido foi negado, diferentemente do caso de Bendine. A juíza deixou claro, na época, que não há a possibilidade de alteração na fase de alegações, como prevê a lei atualmente. As alegações finais são as últimas palavras da defesa para tentar convencer o juiz da inocência dos réus.

No julgamento de Bendine, os ministros entenderam que os delatores devem apresentar o documento antes de se abrir prazo para as demais defesas. O entendimento é contrário ao que está previsto no Código de Processo Penal e na lei de 2013 que regulamenta as delações premiadas.

Com as diferentes interpretações, Fachin determinou, após julgamento do ex-presidente da Petrobras, que o processo de Lula atropele os passos do andamento e retorne à fase das alegações. (Metrópoles).