“Esta é uma fraude contra o povo americano”, diz Trump sobre apuração de votos

O presidente Donald Trump fez um pronunciamento horas atrás para criticar o processo de apuração de votos nos Estados Unidos em um dia decisivo para o futuro do país. Em uma disputa apertada, o mandatário afirmou que já venceu a eleição, mas que estaria sendo ameaçado por um suposto esquema de “fraude”.

“Esta é uma fraude contra o povo americano (…). Ganhamos estas eleições. Iremos à Suprema Corte. Queremos que pare todo o processo de votação. Não queremos que eles encontrem cédulas às 4 horas da manhã e as acrescentem ao desastre”, afirmou o americano.

A crítica de Trump diz respeito à contagem de votos em estados como Geórgia e Carolina do Norte, os quais receberam votos pelos Correios e, por isso, ainda estariam sendo recebidos e contados mesmo após o encerramento do período de votação nas urnas.

“Francamente, nós vencemos esta eleição”, disse Trump ao falar do cenário atual, onde os números indicam a sua vitória pelo número total de colégios eleitorais, considerando a contagem de votos da forma como está, onde o presidente continua vencendo em Michigan, Pensilvânia, Geórgiam Carolina do Norte e Alaska.

Como a votação e contagem continuam com os votos chegando pelos Correios, o candidato Joe Biden ainda possui chances de reverter a situação.

Na imagem abaixo você pode ver a situação neste exato momento, onde os estados em azul indicam vitória de Biden, enquanto os vermelhos a vitória de Trump. Os estados em vermelho claro (ou rosa), são os que continuam em processo de votação e contagem dos votos, mas com Trump ganhando. Você também pode acompanhar o processo em tempo real por este link.

Apuração de votos nos EUA
Estados em vermelho (Trump); estados em azul (Biden). Estados em rosa significam que o processo de votação continua, mas com Trump na frente.