Chanceler dos EUA faz alerta ao mundo: “A China de hoje é cada vez mais autoritária”

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, fez uma série de declarações preocupantes em relação ao regime comunista da China, alertando o “mundo livre” para a necessidade de haver uma reação à escalada de “nova tirania”.

“Se dobrarmos os joelhos agora, os filhos de nossos filhos podem estar à mercê do Partido Comunista Chinês, cujas ações são o principal desafio hoje no mundo livre”, afirmou. “O mundo livre deve triunfar sobre essa nova tirania.”

O discurso de Pompeo foi na biblioteca presidencial de Richard Nixon, em Yorba Linda, Califórnia, na última quinta-feira (23).

A posição do secretário americano ganha importância em um momento onde os EUA acusam o governo da China de ter utilizado o seu consulado em Houston como um centro de espionagem militar.

“O mundo livre deve triunfar sobre essa tirania. O velho paradigma do envolvimento cego com a China falhou. Não devemos continuar”, disse o chanceler. “A China de hoje é cada vez mais autoritária no interior do país e mais agressiva na sua hostilidade face à liberdade em todo o lado”.