Enquanto o mundo sofre com os impactos causados pelo novo coronavírus, muitos se perguntam se a China, país onde surgiu o vírus, deveria ser responsabilizada pela pandemia que já vez mais de 11 mil vítimas fatais em diferentes países, sendo mais de 4.800 apenas na Itália.

Para um contador brasileiro de 54 anos, morador de Porto Velho, a resposta é sim! Tanto que ele resolveu processar o presidente chinês, Xi Jinping, exigindo uma indenização de R$ 5 bilhões como forma da China “arcar com os prejuízos causados ao povo brasileiro”.

Segundo informações do Correio Braziliente, o processo foi distribuído para a 14ª Vara Federal do Distrito Federal. Além da indenização bilionária, o morador da capital de Rondônia que teve a sua privacidade mantida pede também R$ 100 mil por dia de multa contra Xi Jinping caso ele descumpra uma eventual condenação.

“Quem deve arcar com todos os prejuízos causados ao povo brasileiro é a República Popular da China, que, através de seu presidente como é público e notório, negligenciou e agiu com omissão quando lhe foi informado de que estava existindo um vírus de alto poder de contágio e poderia causar graves danos à saúde pública e mesmo assim não tomou as providências imediatas para evitar que o mesmo se alastrasse em mais de 170 países”, afirma o brasileiro.

A ideia de responsabilização da China pela pandemia do Covid-19 não é isolada. O presidente americano Donald Trum também já se manifestou neste sentido. “Tudo teria corrido melhor se tivéssemos sabido tudo isto alguns meses mais cedo, teria sido contido na região da China onde começou”, disse Trump esta semana.