Após ser presa por não usar máscara em sua escola, adolescente processa governador

Grace Smith, adolescente do estado de Wyoming (EUA), que foi presa por se recusar a usar máscara em sala de aula, está entrando com uma ação contra o governador local, autoridades de saúde e outros, alegando que deseja restaurar os direitos individuais e aumentar a conscientização sobre os direitos que os alunos têm nas escolas.

A estudante de ensino médio Grace Smith e seu pai Andrew Smith apareceram no programa “Fox & Friends First”, na quarta-feira, para discutir por que estão lutando contra a política de obrigação do uso de máscaras nas escolas e o que significa restaurar suas liberdades individuais.

“Eu acho que um grande objetivo é também conscientizar muitos pais e alunos de que eles têm direitos, porque obviamente o conselho escolar e as autoridades não deixaram isso muito evidente e os levaram embora”, disse Grace, conforme relatado pela Fox News.

“Então eu acho que é muito importante para nós que as pessoas sejam educadas mais do que qualquer coisa”, ela continuou. Ela foi presa no mês passado por se recusar a usar máscara na Laramie High School, após uma série de outras consequências, incluindo suspensões e multas por violar a política.

Grace afirma que recebeu uma multa de US$ 1.000 e três suspensões pelo assunto, o que acabou resultando em sua prisão. “O objetivo dessa luta é restaurar o poder ao povo”, explicou Andrew. “A reivindicação é baseada unicamente nos direitos de nosso acesso aos cuidados de saúde concedidos a nós pela Constituição do Wyoming e nos direitos dos pais e de todos os alunos”.

Os distritos escolares em todo o estado puderam decidir individualmente sobre a questão de ter ou não um mandato de máscara, uma vez que o governador não implementou uma ordem em todo o estado.

O distrito escolar de Grace emitiu a ordem em setembro, que exigia que a maioria dos alunos usasse máscaras nas dependências da escola ou enfrentaria as consequências.

“Eu só comecei a notar como as figuras de autoridade em minha vida estavam sendo terríveis na escola, e eu não achava que estava tudo bem”, Grace explicou. “Tem sido super, super encorajador ver quantas crianças eu realmente trouxe comigo.” Com: Greatgameindia